Portugal sobe no The Digital Economy and Society Index

Portugal ocupa a 16.ª posição do DESI, da Comissão Europeia, relativo a 2021. Subiu três posições face ao ano passado.

A edição deste ano do The Digital Economy and Society Index (DESI), uma análise da Comissão Europeia, foi revelada esta semana e mostra que Portugal subiu três posições face à edição do ano passado. Ocupa agora o 16.º lugar no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia (EU). Um indicador que reflete o esforço de desenvolvimento digital da sociedade e da economia desenvolvido peça país.

O DESI refira-se, resume um conjunto de indicadores sobre o desempenho digital da Europa, acompanha o progresso dos países da União Europeia, e realiza-se desde 2014 com a chancela da Comissão Europeia.

Este ano o Índice foi simplificado e agora integra 33 indicadores, alinhados com os objetivos digitais da Europa para 2030 centrados em quatro dimensões – capital humano, conetividade, empresas e serviços públicos. De acordo com o Index, em termos absolutos, Portugal subiu em 13 indicadores.
Vejamos, no capítulo do capital humano, a subida foi de seis posições (mais 11%) em termos de especialistas em tecnologias da informação e conhecimento (TIC). Portugal está agora em 9.º lugar e acima da média da União Europeia.

No que respeita à conetividade, o país está bem posicionado em termos adesão à banda larga fixa rápida (3.º lugar), e de cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada (7.º lugar).

Na dimensão empresas, Portugal lidera o novo indicador da transição gémea (digital e verde) que reflete a adoção de tecnologias digitais com impacto na sustentabilidade ambiental. Está igualmente bem posicionado no indicador de adoção de tecnologias de Inteligência Artificial pelas empresas. Também subiu para a 4.ª posição, no indicador de volume de negócios do comércio eletrónico pelas PME.

Quanto ao item administração pública/serviços públicos, está acima da média da União. Destaca-se na disponibilização de serviços públicos digitais para cidadãos e empresas, assim como no que respeita à disponibilização de formulários online de serviços públicos com dados pré-preenchidos.

Refira-se que estes relatórios combinam provas quantitativas dos indicadores com uma visão das políticas e das boas práticas específicas de cada Estado-membro. Funcionam como uma ferramenta para monitorizar o desempenho digital da Europa e acompanham o progresso dos países da União, servindo como base para adoção de políticas públicas e para identificar as áreas que requerem uma ação prioritária.

Comentários

Artigos Relacionados