Portugal no Top 10 dos melhores países para expatriados

Portugal ocupa a 10.ª posição da pesquisa anual do Expat Insider sobre os melhores destinos para expatriados. A lista engloba 53 países e o primeiro lugar pertence ao México.
Portugal volta a marcar presença na 10.ª edição do Expat Insider, uma listagem efetuada anualmente pela InterNations que visa identificar os países mais atrativos para expatriados, em suma, para profissionais, como nómadas digitais ou trabalhadores noutros registos, que estejam fora do seu país de origem.
Este ano foram classificados um total de 53 países, com base em cinco indicadores, numa lista em que o México surge como o melhor destino para expatriados. Este país tem, aliás, feito parte do top 5 do ranking desde 2014. A Espanha surge na segunda posição, seguida do Panamá e da Malásia que completam o Top 3 (ver quadro).
Portugal ocupa o 10.º lugar, posição para a qual contribuíram fatores como o clima, segurança e opções de lazer. Regra geral, as pessoas consideram ser fácil a instalação no país, apesar de algumas dificuldades burocráticas e com o mercado de trabalho. Ainda assim, 85% dos expatriados consideram-se satisfeitos por viver em Portugal. Na edição de 2022, o nosso país ocupou a quarta posição no ranking geral.
Refira-se que esta pesquisa, que envolveu 12 mil entrevistados, tem como base cinco indicadores : qualidade de vida, trabalhar no estrangeiro, facilidade de instalação, finanças pessoais e o Expats Essentials Index (que engloba habitação, idioma ou vida digital).
Pelo contrário, os destinos em que os expatriados são menos felizes são o Kuwait ( 53.ª posição), a Noruega (52.ª) e a Turquia ( 51.ª). No primeiro caso, a vida social pouco atrativa é um dos fatores dominantes, enquanto na Noruega prevalecem os indicadores de país pouco amigável e caro, e na Turquia a baixa satisfação com o trabalho.