Porto Tech Hub e Fundação Santander voltam a promover a educação tecnológica

A Porto Tech Hub e a Fundação Santander renovaram a parceria fomentar o acesso à educação tecnológica. Este ano, serão apoiados 120 alunos.

Com o objetivo de promover a educação tecnológica, a Porto Tech Hub (PTH), e a Fundação Santander voltam trabalhar conjuntamente e, este ano, a Fundação irá apoiar estudantes dos cursos SWiTCH – DEV, QA, Cyber e Big Data – com 120 bolsas de mil euros.

“Na Fundação Santander temos vários modelos de apoio, mas este que junta a academia, a indústria e o poder local é inovador e tem tudo para transformar a nossa sociedade. Estamos juntos a consolidar o Porto como hub tecnológico”, refere Inês Rocha de Gouveia, diretora da Fundação Santander. “Este ano aumentamos a quantidade de pessoas que conseguimos apoiar para se requalificarem nas áreas técnicas mais procuradas. Todos estes cursos são criados lado a lado com a indústria, nomeadamente com as mais de 40 empresas parceiras da Porto Tech Hub. Acreditamos que promover a transferência de conhecimento, a inovação e sinergias entre a indústria e as instituições de ensino estimula o crescimento económico e contribui para a adaptação às mudanças tecnológicas”, acrescenta.

Dentro desta parceria, serão apoiados estudantes em quatro formações distintas o SWiTCH Dev, com início em outubro, oferece competências fundamentais no desenvolvimento de software e programação; o SWiTCH QA, é indicado para quem pretende especializar-se na área da garantia de qualidade e testes automatizados; já o SWiTCH Cyber, que caminha para a sua segunda edição, tem como objetivo capacitar profissionais em cibersegurança; e, por fim, o SWitCH Big Data, prepara os alunos para uma carreira altamente procurada, sendo que com este curso adquirem competências especializadas em Big Data, Analytics e Business Intelligence.

As pós-graduações SWiTCH destinam-se a profissionais com licenciatura concluída, nível B2 de inglês e com interesse em ingressar no setor tecnológico, proporcionando uma mudança de carreira, especialização em tecnologias emergentes, novas oportunidades no mercado e acesso a salários competitivos.

“Na Porto Tech Hub, acreditamos que um dos alicerces para o crescimento do ecossistema é, sem dúvida, o talento e a aposta na formação, especialmente num setor que evolui de forma tão rápida”, refere Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub. Acrescenta que “por esse motivo é que apostamos tão fortemente no SWitCH e trabalhamos para que esteja sempre alinhado com as exigências do mercado de trabalho, sendo que disponibilizamos cursos pioneiros no país. Já a parceria com a Fundação Santander é muito importante, uma vez que facilita o acesso dos alunos a este tipo de formações”.

A colaboração entre a Porto Tech Hub e a Fundação Santander tem como principal objetivo não só impulsionar o ecossistema tecnológico do Porto através da formação, aumentar a empregabilidade da região, mas também reforçar a importância do reskilling e upskilling no setor tecnológico.

Os interessados em concorrer às bolsas podem consultar o Open Academy do Santander. As inscrições para os cursos SWitCH estão disponíveis no site da Porto Tech Hub,

Comentários

Artigos Relacionados