Porto recebe líderes mundiais para discutirem futuro da IA

Gabriele Mazzini, ex-Team Leader do AI Act na Comissão Europeia e MIT Fellow, é um dos nomes confirmados e irá partilhar a sua visão sobre as obrigações legais que as empresas terão de cumprir e como se devem preparar para as novas exigências regulatórias.
Entre 23 e 25 de setembro, a cidade do Porto será palco do Data Makers Fest 2024 que irá reunir cerca de mil especialistas e entusiastas do setor para discutir o futuro da IA e o uso responsável de dados. Com 50 palestras e 55 speakers, a edição deste ano começará com um dia dedicado a workshops práticos em parceria com a Porto Business School.
Segundo a organização, a edição de 2024 trará uma discussão profunda sobre as mudanças impostas pela recente implementação do Artificial Intelligence Act (AI ACT) da União Europeia, em vigor desde 1 de agosto de 2024. A
Um dos momentos mais aguardados será a palestra de Gabriele Mazzini, ex-Team Leader do AI Act na Comissão Europeia e MIT Fellow. Na sua apresentação, intitulada “EU AI Act: Introduction and Obligations”, Mazzini oferecerá uma visão detalhada sobre as obrigações legais que as empresas terão de cumprir e como se devem preparar para as novas exigências regulatórias.
Sobre os desafios que as empresas enfrentarão, Mazzini explica: “O AI Act, pela sua própria natureza, não entra nos detalhes técnicos específicos sobre a conformidade dos sistemas de IA, o que dá às empresas alguma margem de apreciação sobre como cumprir. No entanto, devido à novidade da regulação, startups e PME’s podem enfrentar desafios sem normas técnicas claras. É, por isso, crucial que estas normas sejam desenvolvidas rapidamente para apoiar as empresas”.
Além disso, Mazzini destaca que o AI Act, sendo uma legislação horizontal, impactará vários setores. “Setores já amplamente regulamentados, como os serviços financeiros ou a indústria de dispositivos médicos, podem adaptar-se mais facilmente, enquanto outros enfrentarão mais dificuldades”, afirma.
Quanto à competitividade das startups europeias, Mazzini ressalta que “um sistema de IA certificado gera confiança no mercado e melhora a competitividade”, mas alerta que “empresas não europeias podem desenvolver e vender os seus produtos fora da UE com mais liberdade, colocando-se numa posição vantajosa ao entrarem no mercado europeu”.
Inovação em IA e saúde em destaque
A utilização da IA na saúde e medicina será outro tema central. Mihaela van der Schaar, professora de Machine Learning, Inteligência Artificial e Medicina na Universidade de Cambridge, discutirá as aplicações práticas e os impactos éticos da IA na medicina, com a talk “Reality-Centric AI“.
Bernardo Pereira (Quibim) abordará como as tecnologias de IA podem ser integradas no dia a dia das empresas de saúde, na palestra “Beyond what the eye can see: Ups and downs of AI in Healthcare. Telmo Felgueira (Loka) falará sobre o uso de Large Language Models (que são a base de serviços como o ChatGPT) para a descoberta de medicamentos, na apresentação “BioLLMs for AI-driven drug discovery”. Moiz Khan Sherwani (Universidade de Copenhaga) trará insights sobre o uso de machine learning na análise dos “omics” para a descoberta de novos fármacos na palestra “Machine Learning and Multi-Omics”.
Outro destaque será Rich Caruana, Senior Principal Researcher na Microsoft Research, com a talk “Friends Don’t Let Friends Deploy Black-Box Models“, onde explorará os riscos associados ao uso de modelos de IA opacos e enfatizará a importância da transparência e interpretabilidade, especialmente em setores críticos como a saúde.
Workshops e momentos de networking com líderes globais
Os workshops em parceria com a Porto Business School no primeiro dia do evento proporcionarão aos participantes a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos em áreas específicas da inteligência artificial e ciência de dados. Do programa do evento fazem parte quatro workshops: “Chat with Your Own Data”, que explora a construção de chatbots utilizando Python e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs); “Charts That Communicate Your Message: A Method”, focado em técnicas de visualização de dados para uma comunicação eficaz; “From Basics to Recent Extensions of Double Machine Learning”, que aborda a aplicação de Machine Learning Causal para superar as limitações dos algoritmos preditivos, e “SQL Resurgence: Unleashing Data Potential with dbt”, que analisa o impacto de dbt (Data Build Tool) na transformação de dados e no renascimento do SQL. Estes workshops irão promover uma experiência hands-on para aprofundar conhecimentos em técnicas e ferramentas avançadas.
O Data Makers Fest 2024 será também uma plataforma de networking, com atividades que promovem a interação entre participantes e empresas, como a sessão “Career Ticket”, que oferece mentoria a profissionais em início de carreira para que possam navegar no campo da ciência de dados.