Porto é a melhor cidade europeia para desenvolver start-ups

O título “The Best Start-up Friendly City of Europe” foi entregue esta semana em Istambul, durante o World Business Angels Forum.
A cidade do Porto recebeu o galardão “The Best Start-up Friendly City of Europe” (a cidade europeia mais amiga das start-ups) durante o fórum mundial de business angels, o World Business Angels Investment Forum (WBAF).
A distinção foi recebida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que subiu ao palco durante a cerimónia para receber o prémio, pela primeira vez entregue ao nosso país.
O Porto tem sido uma das cidades portuguesas mais ativas em impulsionar o ecossistema empreendedor local. Iniciativas que vão desde melhorar a mobilidade a potenciar as start-ups que queiram dinamizar o tecido empresarial são apenas exemplos dos esforços da cidade.
Por trás desta estratégia do concelho está a ScaleUp Porto, o veículo de inovação com apenas dois anos de existência que se apresenta como uma rede de indivíduos e organizações que partilham a visão de um programa scaleup.
Durante o WBAF foi também anunciada a estreia de um novo fundo de cerca de 160 milhões de euros – para 2019 – por parte da The Unity Group Venture Capital. Esta firma tem atualmente um programa com perto de 80 milhões de euros para investir em pequenas e médias empresas em conjunto com o WBAF.
Citado em comunicado do evento, Callum Laing, fundador da firma de capital de risco, explica que estes “100 milhões de dólares [≈81M€] de fundos vão para as grandiosas pequenas e médias empresas que têm um historial de sucesso, mas que estão a perder grandes oportunidades de se expandirem devido à falta de financiamento”.
O WBAF decorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Istambul, Turquia. Segundo os dados disponibilizados pela organização, o evento recebeu mais de 1200 participantes, de 74 países, e 124 oradores de 35 nacionalidades.
Para receber esta e outras notícias no seu telemóvel ou tablet faça download da app do Link to Leaders para Android ou Apple.