PopRx, a start-up que está a reinventar as farmácias na era do mobile
A PopRx é a start-up que está a levar as farmácias do Canadá para a era do mobile, sendo já conhecida como a Uber das receitas médicas. Com a app instalada e a receita médica, basta um clique para receber os medicamentos em casa nesse mesmo dia e sem custos adicionais.
O que acontece quando a esposa se queixa e o marido adoece? Nasce uma boa ideia, neste caso, uma ideia que faz pela sua saúde!
A esposa de Ali Esmail comentou com ele que achava que aviar uma receita médica deveria ser tão fácil como depositar um cheque, o que no Canadá se pode fazer através do envio de uma fotografia do mesmo através do smartphone.
Esmail ficou a pensar nisso e quando adoeceu descobriu que havia uma série de farmácias que já faziam entregas ao domicílio. E porque não juntar a ideia da esposa a esta constatação? Foi assim que nasceu a ideia da PopRx.
Esmail, médico, juntou-se ao seu colega Vejey Gandier, que trabalhava na plataforma mobile Medlinx, para desenvolverem uma app que permitisse submeter receitas médicas e aguardar pela entrega em pouco tempo no conforto da sua casa.
Segundo um estudo mencionado pelos fundadores, hoje 8 em cada 10 residentes no Canadá com mais de 45 anos aviam pelo menos uma receita médica por mês.
Quando a dupla empreendedora mostrou a versão beta da app a várias farmácias locais, descobriu que se tratava de um mercado com muito mais oportunidades do que pensavam à partida, uma vez que estas se debatiam com a concorrência das cadeias que as integram nas grandes lojas alimentares e procuravam formas de lhes fazer frente.
Embora a entrega personalizada já as distinguisse de outras, as pequenas farmácias debatiam-se com a falta de recursos para tornar o serviço online, darem assistência digital aos clientes e gerirem todo o processo de obtenção de renovações de receitas digitais junto dos médicos, registo do histórico de pedidos de cada cliente, confirmações, pagamentos e entregas atempadas. Foi aqui que a PopRx entrou, ao disponibilizar todos estes recursos às farmácias que se associassem à start-up.
A PopRx nascia assim em 2015, tendo conseguido um investimento de 100 mil dólares dos investidores Nicole Verkindt, fundadora da OMX, e Harley Finkelstein, COO do Shopify.
A app permite aos utilizadores solicitarem uma entrega ao enviarem uma foto da receita médica ou, caso se trate de uma renovação, ao submeterem uma fotografia dos frascos e solicitarem a autorização médica, podendo ainda acompanhar o restante processo.
Quanto ao pagamento, no caso de estar a cargo de seguradoras, ser-lhes-ão cobradas diretamente, devendo todos os pagamentos adicionais serem feitos de imediato através do Apple Pay ou Stripe na própria app. Os usuários podem ainda reservar a entrega no horário que lhes seja mais conveniente.
A PopRx pretende ser a forma mais rápida e fácil de organizar e comprar medicamentos no próprio dia e sem custos adicionais.