Plataforma Portugal Agora prepara lançamento de “Portugal Out-of-the-Box”
![](https://linktoleaders.com/wp-content/uploads/2022/09/livro_portugalagora-1.jpg)
Portugal Out-of-the-Box é um livro “com visões disruptivas para o futuro” que a plataforma Portugal Agora se prepara para lançar até ao final do ano.
A plataforma Portugal Agora está a preparar a edição do livro “Portugal Out-of-the-Box”, um projeto editorial que resulta do convite a alguns dos membros do Conselho Disruptivo da plataforma Portugal Agora, “profissionais de diferentes setores de atividade que pensam e escrevem sobre o futuro e que, com criatividade e inovação, avançam algumas soluções disruptivas para o nosso país”, refere a organização do projeto.
Pretende-se “com visão prospetiva e algumas doses de criatividade e inovação, apresentar soluções disruptivas que façam sentido para o Portugal que queremos construir na próxima década”, acrescenta.
O Portugal Out-of-the-Box” está divido em nove temas – educação e formação; trabalho; mobilidade; habitação e gestão urbana; ambiente e economia circular; energia; dinheiro e investimento; saúde e tecnologia – cada um deles abordado por um profissional do setor.
Ana Salcedo, da Zero Waste, Luís Couto, da GoParity, Joana Paiva, da iLof, Renato Braz, da Galp, Luís Martins e Miguel Paulo, especialistas em tecnologias de informação, Pedro Teixeira e Pedro Carmo Oliveira são alguns os nomes que contribuem para este livro.
Responsável pelo capítulo “Investir e financiar”, Luís Couto, da GoParity, fala de como “os novos modelos inovadores de investimento e financiamento podem ajudar a uma melhor afetação dos recursos e à criação de maior impacto na sociedade, com especial enfoque no segmento do pequeno investidor e da PME, tradicionalmente a espinha dorsal da nossa economia”. Realça ainda o facto de “ser preciso também apostar em estratégias para melhoria da literacia financeira. É desta visão para um caminho para os próximos 10 anos que falaremos neste capítulo”.
Também numa antevisão do que será o capítulo desenvolvido por si – “Viver no metaverso: os novos mundos virtuais” – Miguel Paulo lembra que “de acordo com a Gartner, em 2026, 25% da população irá estar no metaverso pelo menos uma hora. O metaverso irá trazer novos desafios à forma como interagimos e fazemos negócios. Com a proliferação de conteúdo digital em formato 3D e o aumento de processamento computacional tem sido possível levar para ambiente virtual testes e cenários de difícil ou impossível representação no mundo real”.
O especialista em tecnologias de informação explica que “estes avanços têm aberto portas a novas áreas em franco crescimento como NFTs, Blockchain, seres humanos digitais (Digital Humans) e gémeos digitais (Digital Twins) levando assim que a experiência digital no futuro seja imersiva”.
Entretanto, o projeto “Portugal Out-of-the-Box” está a promover uma campanha de crowdfunding até dia 15 de setembro.