Pink Circle, a rede de cidades que vai promover o empreendedorismo feminino

A Rede de Cidades Pink Circle tem como objetivo criar mais oportunidades de empregabilidade e de empreendedorismo feminino.
Foi apresentado esta semana, no Fundão, um novo projeto que visa promover, nas cidades, o empreendedorismo e o emprego feminino, na área da economia circular, da sustentabilidade e da igualdade de género. Designa-se Pink Circle e é dinamizado pela Business as Nature (BasN), em parceria com a Câmara Municipal do Fundão.
Na apresentação do projeto estiveram representadas as 13 cidades que vão integrar a primeira fase, como projeto piloto, número de cidades que a organização espera subir para 30 nas próximas semanas.
De acordo com a informação divulgada, esta rede de cidades baseia-se em três pilares que funcionarão de forma integrada: cidades resilientes e regenerativas, cidades circulares e eficientes e envolvimento de mais mulheres no planeamento das cidades.
A presidente da Business as Nature, Susana Viseu, esclareceu que até março de 2025 esta rede de cidades, baseada em parcerias, será consolidada e que serão ser definidos os critérios para a atribuição do selo Cidade Pink Circle, que terá de ter como foco “trazer as mulheres para a linha da frente”.
Depois de assinado o compromisso com as cidades envolvidas, que serão em maior número dos que as envolvidas no projeto-piloto, o objetivo do projeto passa também pelo lançamento de um guia para o desenvolvimento de negócios no âmbito da Rede Pink Circle, promovidos por mulheres, assim como criar um programa de capacitação para mulheres empresárias, “para as ajudar a identificar e a implementar os seus negócios”, afirmou a responsável da Business as Nature.