Sensei entra no programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa

O anúncio foi feito hoje no Web Summit pela Unicorn Factory Lisboa que abriu as candidaturas para o Scaling Up Program. A Sensei fará parte da primeira batch do programa destinado a apoiar scaleups a potenciar os seus negócios e a internacionalizarem-se.

A Unicorn Factory Lisboa, plataforma de programas e hubs que vem apoiar startups e scaleups, anunciou hoje no Web Summit a abertura das candidaturas para a primeira edição do Scaling Up Program. As candidaturas ficam abertas até ao final do ano e o programa arranca no início de 2023.

A Sensei, que usa a inteligência artificial para criar experiências de lojas autónomas e que desenvolve tecnologia baseada em computer vision para a área do retalho, é a primeira empresa a entrar neste programa, afirma a start-up em comunicado. Fundada em 2017 por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal, já recebeu um investimento total de 6.1 milhões de euros (Techstars, Seaya Ventures, Iberis, Bright Pixel, Ideias Glaciares e alemã METRO AG) e ambiciona agora entrar em cinco novos países e crescer a sua equipa de 36 para 100 pessoas.

“Em 2021, a equipa fundadora da Sensei ganhava o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano. Hoje, damos este passo com a Sensei que se tem provado uma das scaleups mais promissoras do ecossistema e que, para além disso, já tem também resultados comprovados com vários clientes como a Galp, parceira estratégica deste programa, e a Sonae”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa.

“Para a Sensei é muito importante este programa da Unicorn Factory Lisboa, que se destina a apoiar start-ups já numa fase de crescimento a desenvolver as capacidades necessárias a crescer e a internacionalizar. Já participámos em vários programas de aceleração internacionais, e hoje temos a honra de ser a primeira empresa a juntar-se ao primeiro programa em Portugal focado em scaleups”,  diz Joana Rafael, COO e cofundadora da Sensei.

O Scaling Up Program destina-se a start-ups que obtiveram investimento relevante e estão já numa trajetória de crescimento rápido e a planear a expansão internacional. O programa é uma das quatro áreas de atuação da entidade e procura alcançar um forte impacto económico para a cidade de Lisboa e para o país, ao apoiar vinte scaleups de elevado potencial por ano, com o apoio necessário para ajudar a maximizar o seu potencial de crescimento.

Com base nas melhores práticas internacionais, este programa não só pretende desenvolver as competências críticas de equipas de liderança, como também apoiar na resolução de vários desafios de crescimento que enfrentam, acelerando o crescimento em Portugal e a expansão para outros mercados.

O programa apresenta um percurso de aprendizagem, dividido em cinco pilares – Immersive Upskilling; Mentorship Board; Corporate Matching; International Growth; e Community – que ao longo de oito meses percorre um currículo prático, imersivo e personalizado para uma experiência de aceleração focada no crescimento.

A Unicorn Factory Lisboa vai promover mais de mil oportunidades de parcerias e sinergias, e disponibilizar acesso a mais de 30 parceiros empresariais, incluindo as maiores empresas portuguesas, unicórnios e grupos tecnológicos globais, e a mais de 20 investidores, através dos dois novos programas Scaling Up Program e Soft Landing Program.

Comentários

Artigos Relacionados