Pequenos truques para entrar em novos mercados

À medida que um negócio cresce, explorar novos mercados torna-se inevitável. Mas para dar esse passo de forma consolidada e transformar a internacionalização num sucesso, há alguns aspetos que não deve descurar.

Se uma empresa apresenta um crescimento estável e consegue consolidar-se no seu mercado, muitas vezes a questão que se impõe é: qual o passo seguinte? A internacionalização surge aqui como um processo natural de expansão para empresas que ambicionam ir além das fronteiras nacionais. Mas quando se pensa em  internacionalização é fácil cair na tentação de acreditar que basta replicar a estratégia adoptada no território nacional. Afinal, o produto ou serviço já foi testado, o serviço ao cliente está a funcionar em pleno, a identidade e estratégia de comunicação estão bem definidas. Em suma, parece não haver muito mais a acrescentar.

Mas não é bem assim. Em 2012, o empreendedor britânico Robin Knox fundou Intelligent Point of Sale (IPOS), e, durante quatro anos, cresceu no mercado de sistemas de pagamento até que, em 2016, foram adquiridos pela iZettle que, por sua vez, foi comprada pela PayPal, em 2018, num negócio de 2.2 biliões de dólares.

Este percurso serviu para  o empreendedor “adquirir” ferramentas para o crescimento do seu novo projeto no  mundo dos negócios, a Boundary, ferramentas e experiência que partilhou (no Entrepreneur) com quem está a ponderar uma expansão para o exterior e a entrada num novo mercado.

Traduções
É fundamental que considere as diferentes línguas em que espera comunicar quando entra num novo território. No caso de um produto de software ou de um website, se o código não foi desenvolvido de forma a integrar facilmente traduções, então terá de reconfigurar alguns aspetos para que isso seja possível. Este processo pode levar tempo, por isso trabalhe neste aspeto o mais cedo possível, caso contrário pode inviabilizar o lançamento.

Qualidade das traduções
Já traduziu os seus textos para outra língua. Mas será que a tradução é de qualidade? É preciso ponderar aquilo que quer comunicar considerando um estilo e tom de voz que estejam de acordo com as expetativas culturais do novo mercado. Pense neste aspeto com atenção e não se apresse. É imprescindível que acerte.

Apoio ao cliente multi-língua
Uma base de apoio ao cliente multi-língua envolve a necessidade de cobrir vários fusos horários. Em primeiro lugar há que encontrar e recrutar talentos multi-linguísticos e pensar onde os irá instalar. Deverão ficar junto da equipa de suporte ao cliente já existente ou numa nova localização, inserida no novo mercado? Se estão no exterior, pondere como é que se integrarão com o resto da equipa e, se estiverem em casa, considere se os seus objetivos podem comportar as horas extra de trabalho necessárias para atender os diferentes fusos horários.

Ajuste do produto ao mercado
Cada mercado terá os seus próprios atores, as suas próprias tradições e as suas particularidades. Tudo isto pode ter uma grande influência no sucesso da sua aventura. Por isso, é fundamental uma preparação e pesquisa antecipadas, antes do lançamento oficial. Procurar conhecimento local especializado para ajudar a identificar algumas falhas na sua estratégia pode ser um aspeto crucial no processo de pré-lançamento.

Regulamentação
As regulamentações específicas, relacionadas com o seu produto ou serviço podem variar, de forma radical, consoante os mercados e obrigar a adaptações nos produtos ou na estratégia a adotar. Não subestime o tempo que pode levar a compreender os requisitos de regulamentação do novo mercado, porque esse tempo é fundamental para se enquadrar nas regras locais e garantir que é bem sucedido.

Dinheiro
É igualmente importante que pondere sobre a forma como vai receber os pagamentos nos novos mercados, a política de preços dos produtos e serviços nas diferentes moedas, as taxas internacionais e os impostos locais, entre outros aspetos. A lista é extensa, mas não ignore a sua importância

Comentários

Artigos Relacionados