A pequena mudança na rotina matinal para reduzir a ansiedade

Conheça o pequeno truque utilizado por figuras conhecidas para reduzir a ansiedade e melhorar as tomadas de decisão.

A ansiedade continua a ser um dos grandes problemas das sociedades contemporâneas. No caso de Portugal, em 2017, o Ministério da Saúde revelou que cerca de 6,5% da população sofria deste tipo de distúrbio.

Dores nas costas, pescoço, ombros, cabeça e estômago são alguns dos sintomas físicos de quem sofre de ansiedade. Do ponto de vista psicológico, apontam-se o nervosismo, depressão, medo e irritação.

Um dos grandes problemas da ansiedade é o facto de dificultar as tomadas de decisão. Esta realidade é enunciada num estudo da universidade de Pittsburgh, onde os investigadores descobriram que a parte do cérebro que controla a ansiedade é a mesma que controla o decision-making.

Tanto a ansiedade como as decisões são controladas pelo córtex pré-frontal. Se alguém sofre de ansiedade estas duas funções entram em colisão, o que dificulta substancialmente as tomadas de decisão, especialmente em situações de maior stress.

Sarah Wilson é o exemplo extremo de alguém que sofre com este tipo de distúrbio. Esta autora e empreendedora australiana sofre de ansiedade crónica. Num novo livro, intitulado First, We Make the Beast Beautiful: A New Journey Through Anxiety, Wilson aprofunda a ciência por trás deste tipo de distúrbios e os hábitos que, em formato tentativa-erro, a ajudaram a combater a doença.

Uma das maneiras que Wilson encontrou para combater este problema passou por ter uma rotina matinal bastante bem estabelecida. No caso da autora, acordar todos os dias às seis da manhã para a vestir roupa de desporto que preparou na noite anterior e fazer exercício é uma das maneiras. Os benefícios deste ritual não passam simplesmente pelo exercício, mas também pela liberdade de poder acordar e vestir a roupa que já foi preparada de véspera, de forma a não ter de tomar decisões logo de manhã.

A inspiração partiu de figuras conhecidas do mundo do empreendedorismo. Pessoas como Mark Zuckerberg, que veste sempre a mesma t-shirt cinzenta, Seth Godin, que come sempre o mesmo pequeno-almoço, ou a editora da Vogue, Anna Wintour, que – segundo o The Guardian – acorda todos os dias antes das seis da manhã para um jogo de ténis, inspiraram Wilson a testar este método.

O objetivo de ter sempre a mesma rotina matinal passa por não ter de tomar decisões de manhã e de se poder focar naquilo que realmente importa: as variáveis incontroláveis do dia-a-dia, como reuniões de equipa e apresentações a clientes.

Comentários

Artigos Relacionados