O investidor internacional anunciou esta semana que vai dinamizar os seus investimentos na Europa.

A Oxx, investidora B2B SaaS, com escritórios em Londres e em Estocolmo, anunciou esta semana que angariou cerca de 123 milhões de euros para apoiar as start-ups SaaS europeias mais promissoras na Série A e seguintes.

A Oxx investe amplamente em aplicações e infraestruturas de software, com particular interesse em cinco áreas fundamentais: convergência de dados, futuro do trabalho, infraestrutura de serviços financeiros, capacitação de utilizadores e negócios sustentáveis.

A empresa já investiu na Funnel, que automatiza relatórios de desempenho de marketing e inteligência para empresas; na Apica, uma plataforma de monitorização de desempenho para grandes empresas; na Codility, uma plataforma tecnológica de recrutamento para contratação em escala; na Think Tank, um sistema de ligação para empresas baseado na cloud; e na Zift, um canal de vendas, marketing e operações tecnológicas.

A Oxx quer mudar a mentalidade de “crescimento a todo o custo” do investimento em software B2B. É por isso que incentiva as empresas do seu portefólio a construir negócios sustentáveis que possam manter o domínio do mercado, em vez de insistir num modelo de “crescimento a todo o custo”.

A equipa acredita que a Europa apresenta uma oportunidade única: um número crescente de fundadores a iniciar o seu segundo, terceiro ou mesmo quarto negócio de software B2B, e uma abundância de talento tecnológico altamente qualificado e relativamente acessível, mas níveis muito mais baixos de investimento de VC per capita.

O fundo é apoiado por investidores líderes, incluindo a British Patient Capital e várias instituições, escritórios familiares e indivíduos de elevado património líquido. A Oxx também se orgulha de ser apoiada por empreendedores com quem a equipa já trabalhou antes.

Richard Anton, cofundador e sócio da Oxx, conjuntamente com Mikael Johnsson, explicou em comunicado que “a arquitetura e aplicações cloud” continuam a evoluir rapidamente e a criar oportunidades empreendedoras incríveis, mas a forma como algumas empresas são financiadas é insustentável. Acreditamos que a próxima fase tem de ser diferente. Nem todas as empresas SaaS se encaixam no molde tradicional do Venture Capitalist, e embora apoiemos as empresas a crescerem bem, não as pressionamos para o crescimento a todo o custo”.

Acrescentou ainda que a razão de ser da Oxx é “garantir que as empresas que já têm uma forte tração comercial estão preparadas e prontas para impulsionar o crescimento sustentável continuado para o domínio do mercado”.

Comentários