O Governo português vai cofinanciar dois programas de pesquisa liderados pela Outsytems: DEV4ALL e GOLEM.

A OutSystems, especialista em low-code, divulgou ontem, em comunicado, que o Governo português concordou em cofinanciar dois programas de investigação e desenvolvimento liderados ela empresa. O investimento é de 5,1 milhões de euros e o Governo vai financiar parte através do programa Portugal 2020.

Os programas em causa são o DEV4ALL e o GOLEM, realizados em parceria com Carnegie Mellon e várias universidades e instituições de investigação. Tratam-se de projetos que visam acelerar a inovação disruptiva na indústria de desenvolvimento de low-code e tornar o desenvolvimento de aplicações mais acessível a pessoas não especializadas.

O DEV4ALL (Desenvolvimento para Todos – Rumo a uma Sociedade de Developers de Software) é um portefólio de iniciativas que visam tornar o desenvolvimento de low-code ainda mais fácil. A OutSystems vai colaborar com a Universidade do Minho, com o INESC TEC e o laboratório NOVA LINCS, da Universidade Nova de Lisboa.

Por sua vez, o GOLEM (Programação Automatizada para Revolucionar o Desenvolvimento de Aplicações) é um projeto de colaboração que a OutSystems tem implementado com comunidades académicas. Os principais objetivos do programa de três anos são automatizar a programação e revolucionar a experiência de desenvolvimento de aplicações. O GOLEM é um dos poucos projetos de investigação colaborativos de larga escala, selecionados para executar no âmbito do programa de cooperação Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).

“Estes dois projetos ilustram como a OutSystems continua a olhar para o futuro e apoiar iniciativas que irão transformar o mercado de desenvolvimento de aplicações”, afirmou o gestor de Inovação e Relações Universitárias da OutSystems. Este responsável explicou ainda que  “refletem o trabalho que a OutSystems tem vindo a fazer, construindo fortes laços com universidades estrategicamente selecionadas e instituições de investigação para aumentar a capacidade da empresa de fazer pesquisas de qualidade”.

O comunicado da Outsystem explica que o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) é uma plataforma de educação, pesquisa e inovação que reúne a universidade Carnegie Mellon (CMU) e universidades portuguesas, instituições de investigação e empresas nacionais. A sua missão passa por colocar Portugal na vanguarda da investigação e do desenvolvimento tecnológico na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Comentários