Otonomee evita 168 toneladas de CO₂ com trabalho remoto

O trabalho remoto na Otonomee evitou 168 toneladas de CO₂ em apenas um ano, reduzindo deslocações e promovendo hábitos sustentáveis entre os colaboradores.

A Otonomee, empresa de outsourcing 100% remota com forte presença em Portugal, revelou, através de um Inquérito de Sustentabilidade, que a sua cultura remote-first tem um impacto ambiental significativo, evitando cerca de 168 toneladas de CO₂ em apenas um ano, graças à redução das deslocações para o trabalho.

Com base nos dados recolhidos, a empresa refere que identificou-se a redução de deslocações pendulares é uma das principais fontes de poupança carbónica. Em Portugal, onde a empresa contava à data do inquérito com 251 colaboradores, o trabalho remoto evitou cerca de 168 toneladas de emissões de CO₂ em apenas um ano — o equivalente a retirar 37 carros a gasolina da estrada ou a evitar mais de 400 voos transatlânticos.

O estudo mostra ainda que o trabalho remoto tem um efeito positivo nos hábitos diários dos colaboradores nacionais: 90% desligam o computador no final do dia; 89% desligam as luzes após utilização; 88% fazem separação de resíduos; 87% utilizam garrafas ou copos reutilizáveis e 90% levam sacos reutilizáveis para as compras. A compostagem e a redução do desperdício alimentar surgem como áreas emergentes: mais de 100 colaboradores querem iniciar a compostagem e mais de 80% procuram reduzir o desperdício alimentar em casa.

Apesar de elevado envolvimento, persistem desafios comuns à maioria das famílias: custo, incerteza e falta de tempo. Apenas 7% utilizam energia renovável em casa e 56% ainda dependem de veículos a gasóleo ou gasolina.

A empresa concluiu também  através do inquérito que a motivação interna da Otonomee é elevada, existindo alinhamento com a Missão B Corp entre empresa, clientes e colaboradores. Segundo o inquérito, 94% dos colaboradores defendem que a sustentabilidade deve ser prioritária para a empresa; 93% sentem que práticas robustas tornam a Otonomee mais atractiva enquanto empregador; 83% sentem-se capacitados para contribuir para a agenda de sustentabilidade e 76% acreditam que os clientes da Otonomee partilham este compromisso. Além disso, 56% dos colaboradores participam em acções de voluntariado nas suas comunidades, reforçando o impacto social além do ambiente doméstico.

Comentários

Artigos Relacionados