Os negócios que marcaram o mês: Brasmar, Inovflow, Moloni e Cegoc
A Brasmar adquiriu a britânica Holmes Seafood, a Inovflow anunciou a compra da software house portuguesa Slim Business Solution e a Cegoc juntou-se à Neves de Almeida. Já a Moloni foi adquirida pelo grupo norueguês Visma. Conheça os negócios que marcaram o mês de janeiro.
Portuguesa Brasmar compra congénere britânica Holmes Seafood
O Brasmar Group comprou a empresa britânica Holmes Seafood, especializada em pescado congelado para o segmento grossista, naquela que é a quarta aquisição do grupo português nos últimos quatro anos.
Em comunicado, o grupo português, que reclama a liderança nacional no setor alimentar de produtos do mar, apresenta a Holmes Seafood como “um dos principais importadores e distribuidores de produtos do mar congelados” no mercado britânico, onde a Brasmar pretende “reforçar presença”.
Criada há mais de 70 anos e com um volume de negócios de cerca de 40 milhões de euros, a Holmes Seafood está sediada no Billingsgate Market, em Londres, e emprega 40 pessoas.
“A aquisição desta empresa, beneficiando da localização privilegiada no maior mercado de peixe no interior do Reino Unido, permitirá à Brasmar reforçar a sua presença nesta geografia, incrementando a comercialização dos seus produtos junto dos consumidores britânicos”, lê-se no comunicado.
A Holmes Seafood manterá a atual equipa de gestão, bem como todos os postos de trabalho.
O grupo português Brasmar está presente em mais de 40 países e tem mais de 850 colaboradores, prevendo aumentar a faturação consolidada para 350 milhões de euros este ano, face aos cerca de 272 milhões de euros registados em 2022.
Participada do VigentGroup e do ‘private equity’ MCH, a Brasmar recorda que “há vários anos que tem vindo a intensificar o seu processo de internacionalização, mediante um conjunto de aquisições e abertura de filiais”.
No ano passado, adquiriu a maioria do capital da francesa Sedisal, especializada na distribuição de produtos do mar refrigerados e localizada em Saint-Jean-de-Luz, e, em 2019, comprou duas empresas espanholas: a Foncasal, especialista em polvo cozido refrigerado pronto a consumir e outros cefalópodes situada em Logroño – La Rioja, e a La Balinesa, dedicada aos produtos refrigerados e sediada em La Antigua, em León.
Gigante norueguês de software adquire portuguesa Moloni
A Moloni, especialista em software ligado à faturação, foi adquirida pela gigante norueguesa Visma, informaram ambas as empresas em comunicado, sem adiantar os detalhes financeiros da operação.
Criada em 2012 por Ruben Costa e Álvaro Saraiva, a Moloni fornece soluções de software na “cloud” para faturação e pontos de venda (POS) a mais de 30 mil clientes em Portugal e Espanha. Atualmente, a tecnológica conta com 44 trabalhadores distribuídos por três escritórios entre os dois países.
Além do habitual controlo de faturação, contas correntes, stocks, encomendas e pagamentos recorrentes, o software Moloni disponibiliza ferramentas para automatizar processos.
As empresas asseguram que, apesar deste acordo a Moloni manterá a sua independência enquanto marca. “A Moloni manterá a mesma marca, foco e equipa, mas agora integrada num grupo global”, pode ler-se na nota de imprensa.
“Este é o começo de uma nova era para a Moloni. Ao ingressar na Visma, podemos aproveitar a experiência coletiva de uma das maiores empresas de software da Europa, à medida que continuamos a crescer e a desenvolver a empresa e os nossos produtos”, destaca Ruben Costa, cofundador e co-CEO da Moloni.
Com a compra da Moloni, a Visma continua a expandir a sua presença na Península Ibérica. Desde 2021, o grupo norueguês adquiriu três fabricantes de software de soluções SaaS espanholas para contabilidade, faturação e gestão de tempo, como a Holded, Declarando e Woffu.
Slim Business Solutions une-se à Inovflow
A tecnológica portuguesa Inovflow adquiriu a Slim Business Solutions, uma Software House portuguesa. O valor do negócio não foi avançado. A Inovflow Business Solutions é um dos principais parceiros tecnológicos do Grupo Primavera, a Cegid Company.
“Esta nova parceria estratégica vem reforçar a capacidade e forte especialização de desenvolvimento da Inovflow, permitindo ser uma referência enquanto Software House”, referem as empresas em comunicado.
Com esta operação de aquisição por fusão, a Inovflow pretende também continuar o percurso que a Slim tem feito ao longo dos seus onze anos de atividade e que consiste em “ser o parceiro dos parceiros das soluções do Grupo Primavera, a Cegid Company e da Microsoft, trazendo assim mais capacidade e recursos humanos qualificados para a empresa”.
‘’Para a Inovflow este foi um passo muito importante. Queremos reforçar o nosso posicionamento enquanto um dos principais parceiros tecnológicos em Portugal e esta união com a Slim veio alavancar um dos nossos objetivos estratégicos”, diz Paulo Magalhães, CEO da Inovflow, no comunicado.
A Inovflow, sediada em Lisboa, passa também a ter um centro de competências de desenvolvimento e inovação em Braga, conseguindo assim abranger o mercado do Norte do país, explica a empresa.
Fundada em 2012, a Slim conta com projetos em oito países diferentes, “o que trará também para a Inovflow a componente da internacionalização do negócio”, refere a tecnológica.
Cegoc adquire Neves de Almeida
A CEGOC, do grupo CEGOS, adquiriu a Neves de Almeida HR Consulting, criando um “player” de maior dimensão no setor dos recursos humanos, segundo o comunicado enviado às redações. As empresas não adiantaram os detalhes financeiros do acordo.
Em nota de imprensa, Ricardo Martins, CEO da CEGOC Portugal, dá conta que “esta operação fará crescer não só o nosso negócio conjunto em Portugal, como também nos PALOP [Países de Língua Oficial Portuguesa], onde a CEGOC tem operações e a Neves de Almeida HR Consulting ainda não”.
Por sua vez, Benoit Felix, presidente do Grupo CEGOS, assegura que a “Neves de Almeida HR Consulting irá ajudar-nos a aumentar o nosso portefólio de serviços de excelência”.
Por fim, Pedro Rocha e Silva, CEO da Neves de Almeida HR Consulting Portugal, refere que “começámos a perceber muito cedo o potencial que esta operação representava para a Neves de Almeida HR Consulting, nomeadamente ao nível de sinergias, ferramentas e soluções e por tudo o que representa a integração numa rede internacional, com acesso às melhores práticas naquilo que são as nossas áreas de atuação”.