Portugal integra lista das melhores escolas de codificação e bootcamps da Europa
As escolas e os bootcamps de código estão a proliferar pela Europa fora. Portugal segue a tendência e tem várias na lista das melhores.
As carreiras ligadas à tecnologia estão em rota ascendente pelo mundo e, fruto da enorme procura de profissionais de IT, também as escolas de programação e os bootcamps têm proliferado com ofertas formativas adaptadas às necessidades do mercado. A Europa tem acompanhado este movimento e são vários os exemplos de escolas, em vários países, que estão a dar cartas e a expandir a sua atividade.
Algumas mais vocacionadas para aspirantes a programadores, outras mais direcionadas para profissionais que querem dinamizar as suas carreiras, as possibilidades são inúmeras, com cada escola a adotar o seu modelo formativo, mais tradicional ou mais disruptivo, e a promover cursos que respondam à diferentes necessidades de aprendizagem
Se for o seu caso e quiser aprimorar as suas skills tecnológicas consulte a lista das 20 melhores escolas de codificação da Europa listadas pela EU-Startups. Portugal também marca presença nesta seleção.
Academia de Código: Com sede em Lisboa, esta escola tem como foco proporcionar formação a pessoas que estão no desemprego e querem seguir um novo rumo profissional. Oferece bootcamps de programação full-stack abrangentes e de alto impacto. Os cursos de 14 semanas envolvem mais de 650 horas de aprendizagem imersiva e estão disponíveis em várias cidades portuguesas, incluindo Lisboa e Porto.
AllWomen: Esta empresa oferece experiências de aprendizagem abrangentes que vão além do desenvolvimento de conhecimentos e skills. Liderados por mulheres especialistas nas respetivas áreas de atividade em todo o mundo, os cursos incluem análise de dados, gestão de produto, skills de liderança e comunicação, estratégia de produto, design UX/UI e focam-se em resultados práticos.
Assembler Institute of Technology: Esta escola espanhola, de Barcelona, desenvolveu um modelo de aprendizagem que evita salas de aula e instrutores tradicionais e destaca o desenvolvimento prático dos projetos. Os seu programas em desenvolvimento de software e em data science e inteligência artificial são rigorosos e eficientes, com sete meses de duração e 1.200 horas de curso. Asseguram uma taxa de contratação de 100% apenas um mês depois da conclusão, e destacam o compromisso com o treino de alto desempenho para candidatos de elite.
Barcelona Code School: Também de Barcelona, a Code School tem cinco anos e é exclusivamente em inglês. A sua principal oferta é o JavaScript Full-Stack Bootcamp intensivo de nove semanas, projetado para fazer a transição de iniciantes para jovens developers web e mobile aptos para o trabalho. Os alunos beneficiam de suporte profissional vitalício e de oportunidades de emprego consistentes de parceiros da escola.
Startup School Amsterdam: Oferece aos alunos as ferramentas para iniciarem suas carreiras em tecnologia. Trata-se de um programa de nove meses que inclui um curso intensivo de três meses, seguido de um trabalho remunerado a tempo inteiro. Transmite skills essenciais, mas também oferece oportunidades de networking e experiência prática de trabalho. Os participantes têm a oportunidade de aprender e trabalhar ao lado de profissionais experientes.
Careerfoundry: Situada em Berlim, na Alemanha, esta escola de codificação oferece uma transformação de carreira de quatro a 12 meses através de cursos on-line flexíveis e individualizados em UX Design, UI Design e Desenvolvimento Web. Apenas com laptop e acesso à internet, o aluno pode aproveitar as vantagens da orientação individual de especialistas do setor. Se não conseguir um emprego seis meses depois de concluir o programa, a escola garante o reembolso total do valor pago pela formação.
Code Institute: Localizado em Dublin, Irlanda, o Code Institute é um bootcamp de codificação online universitário que forma developers prontos para a iniciarem uma carreira. Creditada University of West of Scotland, os graduados recebem um diploma reconhecido mundialmente, oferecendo a combinação perfeita entre academia e indústria.
Codeworks: A espanhola Codeworks oferece um bootcamp de codificação de oito a 12 semanas em Barcelona, Berlim e Londres. Tem um processo de admissão seletivo e oferece um currículo intensivo e focado no mercado de trabalho, com uma taxa de contratação de 100% para graduados. Os alunos ficam imersos no programa seis dias por semana, dedicando 11 horas diárias a uma aprendizagem intensiva.
Founders and Coders: Localizada em Londres, a Founders and Coders disponibiliza um bootcamp de codificação de 18 semanas, gratuito e especializado em HTML, CSS, JavaScript, Node.JS, entre outros, gestão de projetos e empreendedorismo. A escola também opera o Tech for Better, um programa que desenvolve aplicações para organizações sem fins lucrativos e empreendedores sociais.
Ironhack: Sediada em Madrid, a Ironhack oferece uma ampla gama de cursos, incluindo Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Análise de Dados e Cibersegurança, juntamente com dois cursos gratuitos em Javascript e UX design. Os cursos estão disponíveis em formato bootcamp de nove semanas ou em horário part-time de 24 semanas. A Ironhack possui campus em 10 cidades em todo o mundo, entre as quais Lisboa, e a sua comunidade conta com mais de 12 mil graduados.
Codificadores ISDI: Anteriormente conhecidos como Skylab, oferecem cursos intensivos de desenvolvimento web que cobrem HTML, CSS, Javascript, ReactJS, NodeJS e MongoDB, bem como conceitos básicos em engenharia de software. O programa é muito prático e inclui palestras de instrutores e especialistas, mentoria e workshops. Os cursos são oferecidos em Madrid, Barcelona e remotamente.
Le Reacteur: A francesa Le Reacteur oferece uma variedade de serviços educacionais para responder às necessidades de codificação, seja para iniciantes ou profissionais que querem especializar-se. Tem bootcamps na web e em dispositivos móveis que podem ser realizados em tempo integral, durante 10 semanas, ou em tempo parcial, durante 24 semanas. Os programas cobrem uma gama diversificada de tecnologias. A par dos bootcamps, também oferece cursos de formação profissional especializados em React JS, React Native e TypeScript.
Le Wagon: A escola parisiense de codificação é pioneira no domínio da educação tecnológica imersiva. A instituição capacita indivíduos com as skills essenciais para iniciarem as suas carreiras em tecnologia ou criarem as suas próprias start-ups. A Le Wagon tem uma presença global com cursos online e campus físicos em mais de 40 cidades em todo o mundo.
Makers: Este bootcamp londrino de programação de computadores é um programa seletivo de 16 semanas a tempo inteiro, especializado no desenvolvimento de software, DevOps, engenharia de dados e engenharia de qualidade, online ou no local. A Makers Academy também oferece estágios e bolsas de estudo em engenharia de software para quem procura uma carreira de longo prazo em desenvolvimento de software.
Neoland: é especializada em treino no setor digital, oferecendo cursos intensivos em UX/UI Design, desenvolvimento web, data science e segurança cibernética, bem como programas de formação corporativa. Tem campus em Madrid e Barcelona, oferece todos os cursos online e as formações são exclusivamente em espanhol. A Neoland tem parcerias com mais de 400 empresas líderes de tecnologia e start-ups para agilizar a empregabilidade dos alunos.
Nucilo School: Com sede em Barcelona, e um campus em Madrid, é uma escola de negócios fundada pela incubadora de start-ups Nuclio Venture Builder. O seu principal objetivo é criar e renovar perfis para as reais necessidades da indústria e oferece formação online transversal que permite passar do nível Iniciante ao Expert em Programação, Blockchain, BigData.
SheCodes: Foi fundada em Lisboa em 2017, e pretende colmatar a disparidade de género na indústria tecnológica, capacitando as mulheres com competências de codificação. Esta plataforma educacional global oferece uma variedade de cursos on-line do nível iniciante ao avançado, incluindo SheCodes Max, o workshop que pode transformar iniciantes em developers front-end em oito meses. Além dos cursos pagos, também tem aulas de codificação gratuitas para iniciantes como uma porta de entrada para o mundo da tecnologia.
Spiced: A alemã Spiced Academy oferece programas locais de 12 semanas, em tempo integral, especializados em JavaScript para desenvolvimento Web Full Stack, Python para data science, análise de dados e design UX/UI. Os alunos participam em projetos semanais, tanto individualmente como em equipas, adotando a abordagem “aprender fazendo”.
Ubiqum Code Academy: Com sede em Barcelona, é especializada em bootcamps imersivos em análise de dados e desenvolvimento web, projetados para ajudar iniciantes a iniciar suas carreiras em tecnologia. A academia centra-se em três cursos principais, disponíveis em período integral e parcial: Desenvolvimento Web com Java, Análise de Dados e Machine Learning e Desenvolvimento Web com JavaScript. A academia também oferece sua metodologia de “aprender fazendo” através de cursos online.
Wild Code School: Com uma extensa rede de campus em cidades como Paris, Bruxelas, Lyon, Madrid, Lisboa, Bucareste, Londres e Berlim, a escola francesa oferece programas de formação que variam de cinco a 12 meses. Os seus programas cobrem uma ampla gama de tecnologias, incluindo Vue.js, PHP/Symfony, JavaScript, AngularJS, React, Java e Android. Ao longo do curso, os alunos têm de participar em workshops e realizar três projetos, um dos quais envolve um cliente real.