Os 10 mercados de Natal Europeus que merecem uma visita

Hoje em dia são raras as cidades europeias que não aproveitam a magia do Natal para transpôr para a rua o espírito da época através dos mercados de Natal. Difícil é escolher o melhor destino para visitar e quem sabe comprar alguns presentes. Deixamos algumas sugestões se, entre uma ou outra viagem de negócio, viajar para estas  cidades europeias.

Por entre quiosques com iguarias tradicionais, presentes ou simplesmente desfrutar do convívio e passeio com família e amigos aqui fica uma lista de 10 mercados de Natal na Europa que vale a pena visitar, quer seja numa pausa profissional, ou para aproveitar uns dias de descanso noutro país.

Budapeste, Hungria
 Até 1 de janeiro

Desde o início de novembro que Budapeste tem o seu mercado de Natal ativo, com vários quiosques de iguarias e presentes. O mercado está situado junto à Basílica de Santo Estêvão e, além das compras habituais, os visitantes podem divertir-se no ringue de patinagem no gelo. Existem outros mercados de menor dimensão noutras zonas que emprestam à cidade um aroma a canela e vinho quente típicos das iguarias da estação.

Zagrebe, Croácia
Até 7 de janeiro

A capital da Croácia transforma-se na capital do Natal com mais de uma dezena de mercados espalhados por toda a Zagrebe. É possível encontrar um mercado em qualquer parte da cidade: parques, túneis, praças ou ruas pedonais. Por aqui as estrelas dos mercados são as iguarias e não tanto os presentes. Além de provar os petiscos típicos, os visitantes podem patinar no gelo no parque Ledeni.

Lille, França
Até 29 de dezembro

Visitar França é sempre uma excelente opção e nesta altura do ano os chalés de madeira rústicos enchem a Place Rihour de Lille, vendendo brinquedos, presentes, além de deliciosas tartiflette de queijo ou waffles de chocolate. Na Grand Place existe uma roda gigante, diversas barracas com divertimentos e uma gruta de Natal.

Berlim, Alemanha
Até 29 de dezembro

Berlim acolhe mais de 70 mercados de Natal nesta altura do ano, e a oferta é para todos os gostos. O maior mercado está localizado na área velha de Spandau, um subúrbio histórico na zona oeste de Berlim. Para quem quer ficar no centro da cidade, existe o mercado no Gendarmenmarkt onde se pode conhecer o típico mercado alemão. Na Alexanderplatz viaje no tempo para um mercado ao estilo medieval e divirta-se na roda gigante com uma vista fabulosa sobre a cidade.

Viena, Áustria
Até 6 de janeiro (Datas variáveis)

A imperial cidade de Viena ganha um novo brilho com os 14 mercados de Natal que iluminam e alegram a cidade. Para uma experiência mais tradicional, opte pelo mercado próximo ao Palácio de Schönnbrunn ou pela Vila de Natal na Maria-Theresien-Platz. Na Rathausplatz, o Vienna Christmas World alberga uma pista de gelo. Para os mais gulosos há delícias culinárias austríacas vendidas no mercado do Advento junto à Ópera.

Bruges, Bélgica
Até 5 de janeiro

Bruges tem junto ao Markt um mercado de Natal com artesanato, comida típica e bebidas quentes. Este ano, a  cidade também decidiu dar um toque mais ecológico às suas atividade de Natal, ao colocar a pista de gelo numa nova estrutura coberta junto ao Minnewater, em vez de estar ao ar livre.

Copenhaga, Dinamarca
Até 5 de janeiro

Em Copenhaga, o mercado de Natal instala-se em Tivoli Gardens, com quiosques de alimentação, presentes e pista de gelo. As celebrações na cidade também incluem o desfile de barcos de Santa Lucia, enfeitados com luzes e a navegar pelos canais.

Basileia, Suíça
Até 23 de dezembro

O mercado de Natal de Basileia é pequeno, mas cheio de charme. Mais de 100 quiosques entre Münsterplatz e Barfüsserplatz, enchem as ruas de deliciosos aromas das iguarias típicas do Natal como raclettes ou salsichas.

Estrasburgo, França
Até 30 de dezembro

Este é o maior e mais antigo mercado de Natal francês que, durante um mês, transforma a cidade em algo extraordinário. A Place Broglie tem mais de 100 quiosques de presentes e, junto à Place du Marché-aux-Poissons, o visitante pode encontrar e provar as iguarias da Alsácia. Além deste mercado tradicional, Estrasburgo tem também o OFF Market, uma forma socialmente responsável de celebrar a temporada, com vendas de produtos em segunda mão e de comércio justo.

Birmingham, Reino Unido
Até 23 de dezembro

Este é um mercado original no Reino Unido: o mercado de Natal de Frankfurt conquista a Victoria Square na cidade britânica de Birmingham. Este é o maior mercado alemão fora da Alemanha, o local ideal para comer todo o tipo de comida caseira de estilo alemão – bratwurst, glühwein, schnitze – em terras de sua majestade.

Comentários

Artigos Relacionados