Organização espanhola lança proposta para avaliar extração automática de dados

Avaliar o impacto dos programas de subvenções às PME através da extração automática de dados é o foco de uma organização espanhola que procura fazer um acordo comercial com assistência técnica.

Há uma organização sem fins lucrativos do Norte de Espanha, criada pelo Conselho Provincial da Biscaia, que lançou um desafio de inovação aberta com vista à avaliação do impacto dos programas de subvenções às Pequenas e Média Empresas (PME) através da extração automática de dados, da visualização inteligente e de comparações com dados externos. A finalidade é modernizar os conselhos municipais com a incorporação de novas tecnologias. Em suma, quer atrair inovação tecnológica para a administração local.

Neste caso concreto, a referida organização está a colaborar com o Departamento de Desenvolvimento Económico do Conselho Provincial da Biscaia com o propósito de fortalecer o ecossistema empresarial e industrial da região. Para o efeito, fornecem uma vasta diversidade de subvenções em áreas que promovem a competitividade das PME. No processo de gestão das subvenções, são recolhidas informações junto das PME beneficiárias através de avaliação, relatórios de acompanhamento e visitas in loco.

A fim de melhorar todo este processo e ajudar a medir o impacto das subvenções e dos serviços nas PME, considerou-se necessário migrar os dados já disponíveis para modelos automáticos, de modo a que a informação possa ser melhor visualizada e gerida. Isso implica a geração de registos históricos e a possibilidade de desenhar conclusões para futuras tomadas de decisão.

Com estes objetivos em mente, a organização espanhola procura soluções que cumpram pelo menos dois dos seguintes objetivos: obter dados quantitativos e acionáveis dos diferentes formatos existentes, explorando as formas de extração do conhecimento das equipas; visualizar as informações de forma clara e permitir a inclusão e o cruzamento de dados externos para a prossecução da tomada de decisões; explorar que outro tipo de informação poderia ser interessante recolher na interação com a PME e incluí-lo no processo.

Este desafio de inovação aberta envolve a realização de um projeto-piloto. O tipo de cooperação previsto é o de um acordo comercial com assistência técnica e o prazo para apresentação de propostas termina no final do corrente mês de outubro.

Resumo:
Responsável: Empresa espanhola
Área: Tecnologia
Produto: Dados
Mercado: Internacional
Necessidade: Acordo Comercial/Assistência técnica
Contacto: Site de acesso
Referência: ES-2023-306_TRES20230922010

Comentários

Artigos Relacionados