Obstáculos que podem estar a impedi-lo de ser um líder eficaz

Conseguir inspirar e motivar quem o rodeia nem sempre é um exercício fácil para um líder, muitas vezes devido a obstáculos comuns que é preciso ultrapassar. Saiba quais e o que pode fazer para ser um líder mais eficaz.

Liderar uma equipa de forma motivadora e inspiradora é um desafio permanente que exige determinação e propósito para quem quer ser bem-sucedido nos negócios e, além disso, conquistar admiração e respeito das suas equipas. Alcançar estes objetivos nem sempre se adivinha uma tarefa fácil, sobretudo quando algumas dinâmicas comportamentais, mesmo que involuntárias, comprometem essa missão.

Eis algumas atitudes, ou comportamentos, que, de acordo com o Entrepreneur, podem estar a atrapalhar o seu caminho de liderança.

Déficit de inspiração
Manter a equipa motivada e ajudar as pessoas a manterem-se otimistas e entusiasmadas na concretização de um objetivo comum, é parte da tarefa de um líder. Mas nem sempre é fácil, porque para inspirar os outros também é preciso saber gerar empatia.

A  melhor inspiração que pode dar é ter um propósito bem definido, comunicá-lo claramente às equipas e definir as metas para alcançá-lo. Quando a equipa percebe o quadro geral e constata que o líder persegue os objetivos definidos com paixão e foco, é muito provável que o acompanhem nesse trajeto. Isto porque, muitas vezes, as pessoas não estão apenas preocupadas com o lado financeiro.

Falta de unidade
Os grupos de trabalho são compostos por pessoas diferentes, com personalidades, habilidades e interesses próprios, o que pode levar a inevitáveis e ocasionais desacordos e/ou conflitos. Para contrariar estas situações, é imprescindível incentivar a colaboração e a criação de estratégias de equipa. A formação é uma maneira poderosa de ajudar a unir e unificar.

Equacione a participação numa conferência, num seminário, já que este tipo de eventos oferecem uma oportunidade para os colaboradores se conectarem e aprenderem. Acontecimentos como esses mostrarão que está comprometido com o sucesso e o crescimento contínuo deles, uma atitude que os inspirará a alcançarem seu pleno potencial juntos.

Não saber como ou quando delegar
A tentação de um líder controlar cada detalhe é grande, mas essa abordagem pode ser contraproducente. Além de correr sérios riscos de se esgotar física e mentalmente, também limita as hipóteses da equipa aprender e crescer assumindo a responsabilidade das suas ações.

O ideal será fazer uma lista de tarefas e, a partir daí, determinar o que pode ser delegado. Considere a possibilidade de atribuir alguns desses projetos aos funcionários até como forma de impulsionar as suas carreiras. Saber delegar revela que valoriza a equipa, ao mesmo tempo que ganha tempo e energia para se poder concentrar em projetos mais estratégicos. No entanto, lembre-se que a pessoa a quem está a delegar tarefas deve ter formação específica, recursos ou orientação para tal e esse também é o papel do líder.

Comunicação deficiente
Está amplamente comprovado que a comunicação é uma das chaves para o sucesso. Todavia esta deve fluir nos dois sentidos, ou seja, um líder não pode simplesmente dar ordens e esperar que as pessoas obedeçam. Os elementos da equipa devem sentir-se livres para expressar as suas dúvidas e preocupações e sentir que estas são bem recebidas pela chefia. Se a equipa estiver “perdida” os objetivos compartilhados dificilmente serão alcançados.

Enquanto líder, deve iluminar o caminho para o sucesso e ter uma visão encorajadora. Deixe claro que espera responsabilidade, mas que também espera feedback de quem está consigo nos projetos.

Cultura de trabalho negativa
A cultura da empresa deve ser vibrante e focada no crescimento para que uma equipa prospere. Se, pelo contrário, essa cultura for pobre, os profissionais talentosos não se fixam na empresa. Comece por dar o exemplo se quer que o seu negócio, e o ambiente da empresa que lidera, seja dominado pelo crescimento.  Demonstre uma atitude positiva, encoraje um espírito coletivo de crescimento, reconheça e celebre os sucessos da equipa.

Comentários

Artigos Relacionados