Em tempos de imprevisibilidade como estes onde a Covid-19 ataca transversalmente todos os setores da sociedade e da economia, a preparação dos gestores é fundamental para garantir o futuro de uma gestão eficaz e competente que possa garantir a subsistência das nossas empresas.

Numa economia em constante mudança e num mercado global efervescente os gestores procuram respostas para fazer face aos novos desafios. As atividades económicas são o motor da economia de um País e as empresas são as entidades responsáveis pela transformação dos fatores de produção em bens e serviços.

Ser capaz de utilizar de forma eficaz e eficiente os recursos é uma obrigatoriedade para as organizações e para que isso suceda é fundamental haver uma gestão e gestores competentes.

Muitos dizem que para ser um bom gestor basta ter qualidades de liderança. Nada mais errado. Este pensamento é responsável pelo insucesso de muitas empresas e pela falência inevitável de outras tantas.

Na gestão a necessidade de adquirir conhecimentos técnicos não deve ser ignorada e deve recorrer-se a conhecimentos teóricos e práticos em paralelo, para garantir a formação que nos providencia as ferramentas para uma boa gestão. Não basta apenas as qualidades e características individuais dos gestores para garantir o sucesso de uma qualquer empresa.

Para garantir a preparação fundamental é importante que se tenha acesso aos princípios gerais da gestão e às principais ideias e práticas, que podem depois ser postas em prática por gestores, empresários, estudantes e patrões em geral.

Para os gestores que queiram integrar estes novos tempos não basta a visão minimalista da sua própria empresa. Importa sensibilizar os gestores menos versados nas teorias Clássicas e Modernas da gestão de que a empresa é apenas uma componente da gestão.

As relações com os clientes e com os consumidores em geral, as relações com os concorrentes, com o Estado e com as instituições financeiras, são componentes fundamentais para a ação de um gestor contemporâneo.

Além disso o gestor dos novos tempos deve ter ainda em conta a capacidade de fazer face às alterações tecnológicas permanentes e principalmente à instabilidade financeira que parece ser hoje uma variável incontornável com fatores de imprevisibilidade como uma pandemia.

Teorias Clássicas que vão desde Max Weber a Henri Fayol, não podem deixar de ser vistas e revistas pelos gestores. Para inovar e ter sucesso é fundamental conhecer a abordagem mais clássica da gestão e como diz Peter Drucker, uma das maiores referências da gestão: “A autoridade do conhecimento é certamente tão legítima que a autoridade da posição.”

Aliar à gestão moderna as abordagens mais clássicas é concretizar definitivamente uma estratégia win-win. Ganha o gestor e ganha a empresa. Ganhando a empresa ganha toda a cadeia de valor onde a empresa se insere e acima de tudo ganha o cliente final.

Num mundo global como o que vivemos a qualidade da gestão é o ingrediente fundamental para o sucesso. Compete aos gestores guiar as organizações para atingirem os seus objetivos e preparar a mudança que adapte as empresas ao mercado cada vez mais agressivo.

As empresas dependem dos seus gestores para garantirem o seu sucesso. Mas o sucesso dos gestores depende da formação teórica e prática que adquirem. É por isso fundamental para o gestor inovar e estar permanentemente a adquirir conhecimento para assim criar valor, que reverterá em sucesso, para a sua empresa e naturalmente para a comunidade onde está inserido.

Nesta linguagem acessível para o gestor, empresário, aluno, investidor, patrão ou simplesmente para alguém interessado, deixo este contributo que tem como mensagem principal defender que os princípios básicos da gestão são essenciais para termos, no presente e no futuro, bons gestores e acima de tudo gestores mais bem preparados.

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Rodrigo Gonçalves nasceu em 1974, em Lisboa. Gestor de Negócios, empresário, consultor em liderança e gestão de equipas e um empreendedor apaixonado e resiliente. Licenciado em Ciência Política pela Universidade Lusíada, Mestre em Ciência Política, Cidadania e Governação pela Universidade... Ler Mais