Opinião

O Festival ART&TUR e a internacionalização de um território

Pedro Machado, presidente da ERT Centro de Portugal

A cidade de Aveiro recebe nos últimos dias de outubro mais uma edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. Este é um evento de grande relevância que o Centro de Portugal tem conseguido fazer chegar a várias cidades da região, nos últimos quatro anos, e que vai continuar a levar muito longe a marca Centro de Portugal.

O turismo cinematográfico e audiovisual é um veículo promocional de grande impacto. Os locais onde são filmadas cenas icónicas de blockbusters tornam-se, após a exibição das respetivas filmes e séries, destinos de romaria que movimentam milhares de pessoas e geram um efeito económico de grande monta nos territórios. Basta lembrar o que eram antes, e o que passaram a ser depois, os locais onde foram filmados os filmes O Senhor dos Anéis ou a série A Guerra dos Tronos. A propósito, a aldeia histórica de Monsanto vai aperceber-se em breve desta realidade, uma vez que algumas cenas da prequela de A Guerra dos Tronos estão a ser rodadas nesta pérola do Centro de Portugal.

A Turismo Centro de Portugal criou uma estrutura – a Centro Portugal Film Commission – para dar a conhecer o território às produtoras internacionais. Com este passo, a Turismo Centro de Portugal quis dizer abertamente que esta é uma área de grande investimento, não só enquanto instrumento de promoção e valorização de produtos e marcas turísticas, mas também enquanto veículo extraordinário de promoção e de difusão daquilo que são os seus ativos.

Acresce que a captação de produções audiovisuais internacionais tem a capacidade de dinamizar territórios ditos de baixa densidade. De facto, a grande diversidade territorial do país, e da região Centro, leva a que os produtores escolham cenários menos centrais, em espaços pouco massificados. Percebemos que as Film Locations têm, assim, um potencial muito grande de esbater as diferenças e assimetrias regionais, procurando tirar o melhor partido das valências turísticas, que os filmes tão bem sabem transmitir.

O Festival ART&TUR é um momento de afirmação desta diversidade e complementaridade territorial e patrimonial. É um evento que tem alcançado resultados inequívocos para a promoção dos destinos. O Centro de Portugal é um caso paradigmático: desde que começou a participar no evento, a Turismo do Centro de Portugal desenvolveu a sua própria estratégia de produção de filmes de promoção turística, o que lhe valeu nos últimos anos um conjunto assinalável de prémios, em festivais nacionais e internacionais, na Europa e não só. Estas distinções são um contributo inestimável para que a marca Centro de Portugal tenha vindo a consolidar taxas muito positivas de crescimento nos últimos anos, mesmo até num período difícil como aquele que ainda estamos a atravessar.

Com 30 países representados no júri, com mais de 200 produções a concurso, oriundas de vários pontos do mundo, o Festival ART&TUR tem igualmente uma invulgar capacidade de internacionalização da marca Centro de Portugal. Insere-se numa estratégia de internacionalização da marca e de captação de fluxos, segmentos e públicos turísticos nos mais diversos mercados. Com todos estes argumentos, o ART&TUR é seguramente uma aposta ganha no esforço contínuo de posicionamento do Centro de Portugal a nível mundial.

Comentários
Pedro Machado

Pedro Machado

Pedro Machado é presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e presidente da Mesa da Assembleia Geral do Turismo Centro de Portugal. Doutorado em Turismo, pela Universidade de Aveiro, é Mestre em Ciências de Educação, na Área de Especialização - Psicologia Educacional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e Licenciado em Filosofia. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Rotas do Vinho de Portugal desde 2014;Membro Cooptado da... Ler Mais..

Artigos Relacionados

Tim Vieira CEO Bravegeneration Link to Leaders
Margarida Couto, presidente do Grace*