Nova SBE, Fundação “la Caixa” e BPI apresentam relatório sobre fintech

A Fintech Conference realiza-se amanhã e vai divulgar o segundo Fintech Report. O mercado ibérico e o continente africano são o foco do relatório.
O FinTech II, um relatório produzido pelo Nova SBE Finance Knowledge Center e pelo Nova SBE Novafrica Knowledge Center, vai ser revelado amanhã âmbito da Fintech Conference, um evento exclusivamente online.
Este relatório centra-se no mercado ibérico e em países emergentes no contexto das fintech. Na primeira parte, analisa o ecossistema fintech em Portugal e Espanha para aferir a dimensão e as características do setor nesta zona geográfica.
Começa por apresentar os ecossistemas fintech global e europeu, para depois mergulhar de forma mais aprofundada no ecossistema ibérico, com particular enfoque nos setores, quota de mercado e dados financeiros. Apresenta ainda os principais players de Portugal e Espanha e inclui entrevistas a fintechs e instituições financeiras.
Na segunda parte do relatório traça o impacto das Fintech no contexto da realidade financeira em África, onde as fintech parecem representar uma oportunidade com potenciais benefícios no desenvolvimento financeiro e para estimular a inclusão financeira da África subsariana, onde mais de 60% da população adulta não tem conta bancária.
O relatório revela que existe ainda um défice forte na inclusão financeira, o que representa uma oportunidade enorme para o crescimento continuado das fintech.
A Fintech Conference conta com a participação de investigadores de universidades como a Goethe University Frankfurt e a FDS Moçambique, bem como interlocutores de instituições especializadas nos temas, como o Banco de Portugal, a SALTPay e a European Banking Authority.
A conferência incluirá também a apresentação do paper “Real Effects of Fintech Lending on SMEs”, bem como um painel/mesa redonda para discussão de vários temas no âmbito da tecnologia financeira.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito da Social Equity Initiative, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI a e a Nova School of Business & Economics que visa impulsionar o setor social, desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais.