Nova SBE cria Bolsa Well-Being e Speakers’ Corner a pensar na saúde mental dos alunos

A Nova SBE anuncia duas iniciativas dedicadas ao bem-estar, dentro e fora da sala de aula, da sua comunidade académica, a Bolsa de Well-Being e a série Speakers’ Corner.
Enquadrado no Dia Mundial da Saúde Mental, e com o intuito de travar o abandono escolar e apoiar saúde mental dos alunos, e proporcionar uma experiência universitária mais inclusiva, sustentável e promotora de bem-estar, a Nova SBE anunciou dois projetos pensados à medida da sua comunidade académica, a Bolsa de Well-Being e a série Speakers’ Corner.
No primeiro caso, a Bolsa de Well-Being, trata-se de uma iniciativa da equipa de Well-Being da Nova SBE financiada pelo PRR Success, e destina-se a alunos do 1.º ano de licenciatura em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica e/ou emocional.
O programa oferece até seis sessões individuais de coaching psicológico para promover hábitos saudáveis de estudo e de bem-estar, reforçar competências de tomada de decisão e resolução de problemas e capacitar os alunos para lidarem com os desafios académicos, sociais e pessoais. O objetivo final é promover a saúde mental, prevenir o abandono escolar e apoiar o sucesso académico. Existem 20 bolsas disponíveis, que serão atribuídas prioritariamente a candidatos fora da Área Metropolitana de Lisboa, beneficiários dos escalões B e C da Segurança Social ou com Bolsa de Necessidades.
Por sua vez, o projeto Speakers’ Corner é um novo formato de debate e partilha destinado a toda a comunidade Nova SBE. Consiste num ciclo de conversas rápidas e inspiradoras sobre temas como saúde mental, equilíbrio vida-trabalho, diversidade e inclusão e cada sessão, com uma regularidade mensal, terá três oradores.
A primeira edição será dedicada ao tema da Saúde Mental e contará com a participação de Carolina Champalimaud, psicóloga clínica e psicoterapeuta responsável pela equipa Well-being da Nova SBE, e João Vieira de Almeida, fundador, Senior Partner e Chairman da VdA como oradores.
Ao associar ao Dia Mundial da Saúde Mental com a apresentação destas iniciativas, a Nova SBE assume a saúde mental como prioridade estratégica, procurando criar um ambiente académico inclusivo e promotor de bem-estar, onde todos os estudantes se sintam apoiados, motivados e preparados para enfrentar os desafios académicos e pessoais. “A nossa missão é criar um ambiente em que cada aluno se sinta apoiado e motivado, com as condições necessárias para desenvolver todo o seu potencial”, sublinhou Carolina Champalimaud.