Negócios do mês: tecnologia e ecommerce marcam as compras das empresas

Tecnologia e ecommerce são as áreas que este mês estão em destaque no mundo dos negócios. A Smart4 Engineering comprou a Closer Consulting e a Decathlon a Bergfreunde.

A Smart4 Engineering anunciou esta semana a compra da portuguesa Closer Consulting, um negócio que marca a entrada do grupo francês, que em 2022 faturou mais de 250 milhões de euros, no mercado português. A Closer Consulting é uma consultora fundada em 2006 e especializada em Data Science e Inteligência Artificial. Tem uma equipa de mais de 350 profissionais em Artificial Intelligence, Business Intelligence e Advanced Analytics, e escritórios em Portugal, Brasil e Reino Unido. A tecnológica portuguesa mantém autonomia total da sua operação, a equipa, missão, valores, cultura e identidade, e a expansão das operações é agora o seu foco, ampliando os seus serviços de Data Science e Inteligência Artificial.

Cyril Roger, Chairman e CEO da Smart4 Engineering, frisou que “a Closer é para nós o parceiro português ideal para integrar o grupo. A sua reputação, gestão e competência são indiscutíveis e garantem-nos uma entrada sólida no mercado português. Estamos muito focados na autonomia das empresas do grupo e em criar uma organização internacional ágil de empresas especializadas em competências digitais que acreditamos que será uma referência europeia nesta matéria – e da qual a Closer agora faz parte”.

Decathlon adquire retalhista online Bergfreunde

A Decathlon adquiriu a Bergfreunde, um retalhista que opera uma plataforma de e-commerce, especializado em desportos de montanha, escalada e equipamento outdoor, lançada em 2006, e com uma forte presença em 11 países europeus – Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca, França, Finlândia, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Reino.

Com este investimento, a Decathlon apoia o crescimento a longo prazo da Bergfreunde, ao mesmo tempo que tem uma oportunidade de chegar a clientes no segmento de mercado outdoor-premium, através de um modelo de negócio totalmente digital, ao mesmo tempo que aumenta a sua presença em mercados importantes da Europa. Após a conclusão do negócio, que apenas aguarda aprovação regulatória, a Bergfreunde continuará a ser uma subsidiária autónoma e independente, operando sob a marca Bergfreunde, mantendo inalterado o seu modelo de negócio e administração.

A CEO da Decathlon, Bárbara Martin Coppola, referiu que “a Bergfreunde irá complementar o nosso ecossistema, juntamente com a Alltricks. Estamos determinados a acompanhar as equipas da Bergfreunde à medida que estas aceleram o seu desenvolvimento em benefício dos clientes e parceiros, para mover as pessoas através das maravilhas do desporto”.

Comentários

Artigos Relacionados