Negócios do mês: Quadrante compra Meta Engineering. Alea vende residências de estudantes à Stoneshield Capital
A empresa portuguesa de consultadoria expandiu as suas operações com a aquisição estratégica da espanhola Meta Engineering. Enquanto isso a Alea Capital Partners vendeu o portefólio de residências de estudantes em Portugal à Stoneshield Capital.
A Quadrante comprou o grupo espanhol Meta Engineering, especializado em serviços de consultoria e engenharia, mobilidade sustentável e produção de energia renovável. Uma integraçao estratégica que a empresa portuguesa de consultoria e design multidisciplinar em engenharia, arquitetura, digital, ambiente e sustentabilidade, considerou um marco no setor, já que combina e complementa as capacidades de ambas as empresas para formar um dos grupos de engenharia mais importantes da Península Ibérica, explicou a Quadrante em comunicado. Refira-se que a integração das duas empresas também contemplou a Izharia, uma empresa de energias renováveis que fazia parte da Meta Engineering desde 202.
O negócio reflete a vontade conjunta de expansão internacional a par da consolidação da capacidade técnica para assumir grandes projetos na Europa, Estados Unidos, África e América Latina. O grupo disponibilizará aos clientes uma gama ainda mais alargada de serviços de alta qualidade, privilegiando a proximidade e a flexibilidade e uma capacidade acrescida para assumir projetos de grande complexidade e escala.
Na sequência deste negócio, o “novo grupo” atingirá em 2024 um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros e um número de colaboradores de cerca de 1.100, nos seus principais escritórios localizados em Lisboa, Porto, Barcelona, São Paulo e Cidade do México.
Nuno Costa, atual CEO da Quadrante, assume o cargo de CEO do novo onde irá liderar uma equipa de gestão formada por executivos de ambas as empresas. Por sua vez, Enric Font, o atual CEO da Meta Engineering, será acionista no novo grupo e continuando a desempenhar uma função executiva na Meta.
Fundadores da Alea Capital Partners vendem residências de estudantes
Nos últimos quatro anos, Pedro Antunes e Roey Shoef, fundadores da Alea Capital Partners desenvolveram, construíram e operaram duas residências de estudantes em cidades universitárias nacionais, e agora acabam de vender a operação à Stoneshield Capital. A transação, que destaca o crescente atrativo do mercado de alojamento estudantil em Portugal, foi concluída por um valor superior a 30 milhões de euros.
A primeira residência está localizada na Covilhã, e tem 260 camas, e a segunda em Braga, com 294 camas. Situadas perto dos campus universitários destas cidades, oferecem uma gama de comodidades modernas, incluindo espaços de coworking e estudo privados, área de lounge, jardins exteriores, ginásio e cozinhas partilhadas.
Fundada em 2028 por Juan Pepa e Felipe Morenés, a Stoneshield tem atualmente 3 mil milhões de euros em ativos sob gestão, distribuídos por seis empresas do portefólio nos setores de habitação, ciências da vida, logística e centros de dados. Nos últimos anos, tem sido um investidor muito ativo no mercado ibérico de alojamento para estudantes, gerindo no sul da Europa 50 residências e aproximadamente 10.000 camas em 20 localizações.
“O mercado português continua a ser um dos destinos de investimento mais atrativos da Europa, com taxas de crescimento do PIB mais elevadas, inflação controlada, um sistema financeiro robusto e uma evolução positiva na taxa de desemprego. O nosso objetivo é liderar o setor de PBSA no sul da Europa, a região mais carente de oferta no continente”, afirmaram os cofundadores da Stoneshield.








