Negócios do mês: Digi quer comprar Nowo e gigante de private equity adquire empresa de Pombal

O mês de agosto foi marcado pelo anúncio da romena Digi que assinou um contrato para comprar 100% da Cabonitel, que controla a Nowo, e pela venda de 60% da Gosimac, empresa de maquinação de Pombal, à gigante de private equity Explorer.
Digi quer comprar Nowo por 150 milhões de euros
A romena Digi, que promete lançar este ano “uma ampla gama de serviços de telecomunicações, com tecnologia de alta qualidade a um preço justo”, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a intenção de comprar o capital da Nowo à Lorca JVCO (um consórcio de fundos dono da espanhola Másmovil).
Segundo a página da AdC, a Digi notificou a aquisição do controlo exclusivo sobre a Cabonitel, que controla a Nowo, “empresa que oferece serviços de comunicações eletrónicas em Portugal Continental, incluindo comunicações fixas, serviços móveis (enquanto “MVNO”, utilizando a rede MEO), serviços de Internet fixa, serviços de televisão por subscrição e pacotes de telecomunicações”.
A Digi “faz parte do Grupo Digi, com sede social nos Países Baixos e sede de gestão efetiva na Roménia, ativa no setor das telecomunicações na Roménia, Espanha e Itália”, sendo que em Portugal ainda não tem “serviços ativos ou volume de negócios”.
“A Digi está registada na Anacom para oferecer redes e serviços de comunicações eletrónicas a nível nacional e é detentora de direitos de utilização de um total de 95 MHz de espectro radioelétrico e de rede de fibra ótica em fase de instalação em vários pontos do país”, resume a AdC.
Esta aquisição já tinha sido anunciada pela Digi, que comunicou ao mercado romeno que acordou a compra da Nowo e das suas licenças pelo valor de 150 milhões de euros.
A compra da Nowo pela Digi surgiu depois de cair o negócio pela compra da empresa portuguesa pela Vodafone Portugal. A 4 de julho, a AdC anunciou o ‘chumbo’ da compra da Nowo pela Vodafone Portugal por considerar que esta concentração apresenta “entraves significativos à concorrência” e prejudica os consumidores.
Em setembro de 2022, a Vodafone tinha celebrado um acordo para comprar o quarto operador em Portugal, a Nowo, à Llorca JVCO Limited, dona da Masmovil Ibercom.
Explorer compra empresa portuguesa de alta precisão
A gigante de private equity, que gere e assessora fundos com ativos líquidos na ordem dos 1,7 mil milhões de euros, adquiriu 60% da Gosimac, empresa de maquinação de Pombal que arrecada 80% das suas receitas nos mercados internacionais.
Em 2002, após estudar Engenharia Mecânica em Coimbra e ganhar mundo, com a sua passagem pela Suécia, enquanto estudante do programa Erasmus, Pedro Gonçalves puxou pelo pai, colocando a Gosimac a apostar mais em inovação.
Sob a liderança de Pedro Gonçalves, a empresa familiar sediada em Pombal tornou-se numa referência global na criação de protótipos e produção de peças de alta precisão, operando em mercados exigentes como França, Alemanha e Suíça, onda gera mais de 80% da sua faturação anual de aproximadamente 10 milhões de euros. Os produtos da Gosimac abrangem componentes de alta precisão para satélites, setor energético, componentes eletrónicos, estruturas de foguetões, peças automóveis e soluções para diversas indústrias.
Entretanto, a família Gonçalves decidiu abrir mão do controlo do capital, mantendo-se na gestão da empresa, marcando, assim, uma nova fase, ainda mais ambiciosa, na trajetória da Gosimac.
“A Explorer Investments celebrou um contrato para aquisição de 60% da Gosimac, tornando-se acionista maioritário da empresa de Pombal”, anuncia a private equity em comunicado.
Sem revelar o valor da transação, a Explorer, que conta no seu portfólio com empresas como a Unbabel, o Six Senses Douro Valley e a Companhia [ex-Companhia das Sandes], afirma que “este investimento permitirá à empresa expandir significativamente a sua capacidade produtiva, aumentar o investimento em desenvolvimento tecnológico, penetrar em novos mercados estratégicos e reforçar a sua equipa de gestão”.
A Explorer prevê triplicar a capacidade produtiva da Gosimac e ultrapassar os 25 milhões de euros de faturação nos próximos cinco anos, “impulsionando a empresa para um novo patamar de sucesso e inovação.
A Gosimac, que emprega atualmente cerca de 50 pessoas, representa a sétima aquisição do fundo Explorer IV “e reforça o compromisso da Explorer Investments em apoiar empresas com elevado potencial de crescimento e inovação”, enfatiza a “private equity”.
No Explorer IV, a Gosimac junta-se à DFK Portugal, DevScope, grupo Your, Exactus e Magos Irrigation Systems, tendo recentemente firmado o seu primeiro desinvestimento, com a venda da Micronipol à Veolia Portugal.