Negócios do mês: Auchan compra Minipreço e Subway foi comprada pela Roark Capital

Apesar de agosto ser, tradicionalmente, um mês mais calmo termos de negócios, este ano parece ter fugido à regra. O setor empresarial nacional e internacional viveu algumas transações significativas. Duas delas foram protagonizadas pelo grupo Auchan e pela Subway.

Auchan compra rede de supermercados Minipreço
Foi no início deste mês que a Auchan Portugal anunciou a compra do Minipreço, ou seja, mais exatamente, a totalidade da operação do grupo espanhol Dia que detém aquela insígnia de supermercados. De acordo com a informação divulgada, o valor envolvido no negócio ronda os 155 milhões de euros. A operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência e prevê-que esteja concluída nos próximos meses.

A compra envolve os mais de 400 supermercados que a marca Minipreço, e também a Mais Perto, detém no mercado nacional. Até agora, a gestão destas marcas era assegurada ou pelo Grupo Dia ou por franchisados. A informação disponibilizada pelas empresas, refere ainda que a aquisição também contempla, alguns armazéns bem como os contratos, as licenças e os ativos necessários para a assegurar a operação. Além disso, o acordo entre a Auchan e o Grupo Dia implicará a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade. O Grupo Dia, recorde-se, estava presente no mercado nacional desde 1993.

“Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, explicou Martín Tolcachir. O CEO Global do Grupo esclareceu que “a decisão de vender o nosso negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada para centramos os nossos esforços nos mercados onde somos mais relevantes e temos capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia”.

Por sua vez, o diretor-geral da Retail Portugal afirmou que aquisição representa uma forte aposta da Auchan “ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço”.  Pedro Cid lembrou ainda que “o cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia a dia das famílias portuguesas. É uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes”.

Cadeia de fast food Subway foi vendida a fundo de investimento

Ao fim de seis décadas de propriedade e gestão familiar, a rede norte-americana de fast food Subway vai integrar o fundo de investimentos Roark Capital, noticiou a própria Subway. Ainda que desconhecidos os detalhes do negócio deste gigante de fast food, também presente em Portugal, a agência Reuters avançou com um valor na ordem dos nove mil milhões de dólares.

Com esta aquisição, a Roark Capital reforça o seu portefólio de investimento na área da restauração, uma vez que já detém marcas com a Baskin-Robbins, Buffalo Wild Wings ou Jimmy John’s, entre outras, tornando-se, assim, num dos maiores operadores internacionais do setor.

A Subway nasceu em 1965, na altura com outra designação, pela mão de um jovem de 17 anos, Fred De Luca, e do amigo Peter Buck. Só em 1972 viria a adotar a designação Subway, atingindo deste então uma dimensão que ultrapassou os Estados Unidos, com presença em vários países, pelos diferentes continentes, tendo atualmente cerca de 37 mil unidades em todo o mundo.

Comentários

Artigos Relacionados