BNP Paribas prepara-se para comprar fintech Kantox
O BNP Paribas assinou um acordo para a aquisição da Kantox, uma fintech especializada na automatização da gestão do risco cambial, com quem já tinha uma parceria estratégica desde o final de 2019.
A aquisição da Kantox, que deverá estar concluída nos próximos meses depois das devidas aprovações regulamentares, é apoiada pelo negócio Global Markets da divisão CIB do BNP Paribas e pelos centros de negócios da divisão comercial, pessoal e serviços bancários (CPBS). O objetivo destas duas divisões é aplicar a tecnologia Kantox a grandes empresas bem como a clientes PMEs e Mid-Cap, capitalizando o conhecimento do mercado e a presença local do grupo.
“Servimos clientes em conjunto desde 2019, quando a nossa parceria tecnológica começou. Durante esses três anos, passámos muito tempo juntos no terreno, obtendo a oportunidade de compreender que juntos éramos mais fortes e capazes de trazer mais valor aos clientes. É o melhor de dois mundos, a empresa de software líder na categoria de automatização da gestão monetária e o banco líder na Europa”, explicou Philippe Gelis, CEO e cofundador da Kantox.
Recorde-se que a Kantox fornece software de automatização da gestão de moeda que permite às empresas gerirem eficazmente o seu fluxo de trabalho FX e alavancar moedas para o crescimento. Atualmente trabalha com centenas de clientes num vasto espectro de indústrias, que vai dos setores alimentar, às viagens, comércio eletrónico, manufatura, petróleo e gás.
A solução de software da Kantox conseguiu reintegrar o fluxo de trabalho FX Corporativo, oferecendo uma solução “one-stop-shop” baseada em API, plug-and-play, que surgiu como uma tecnologia única dentro do setor de pagamentos transfronteiriços B2B. A tecnologia da Kantox proporciona um nível incomparável de automatização e sofisticação às empresas na definição de estratégias de cobertura de risco”, referiu a empresa em comunicado.
Esta aquisição ilustra o plano de Sustentabilidade Tecnológica de Crescimento 2025 do BNP Paribas, que se propõe acelerar o desenvolvimento de inovações tecnológicas, melhorar a experiência do cliente e fornecer as melhores capacidades aos clientes.
“A aquisição da Kantox apresenta mais uma ilustração da nossa capacidade de estabelecer parcerias de longo prazo com fintechs numa gama cada vez maior de áreas. Apoiar os nossos clientes no seu desenvolvimento internacional e fornecer-lhes as soluções tecnológicas mais avançadas sempre foram a nossa prioridade e são como tal pilares fundamentais do nosso plano estratégico GTS 2025”, afirmou Yann Gérardin, chefe de operações do BNP Paribas CIB.