Negócio do mês: Um agosto de aquisições no mercado das águas e do bem-estar
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, que conta no seu grupo com a Novadis, Sociedade de Água de Luso e a Hoppy House Brewing, reforçou a sua presença no mercado de águas ao comprar a marca Água Castello. Já a Fnac reforçou o seu portefólio com a compra de uma marca de produtos de bem-estar.
Dona da água do Luso compra a Água Castello
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas acaba de reforçar o seu portefólio de águas com a compra da Água Castelo, marca de água gaseificada que vendeu 5 milhões de litros o ano passado. O valor da operação não foi revelado.
O grupo dono da Sagres, que integra a Novadis, a Sociedade de Água de Luso e a Hoppy House Brewing, adquiriu a um grupo de investidores privados liderado pela Capital Criativo 100% do capital da Mineraqua Portugal, que detém a concessão e a marca Água Castello, marca centenária de água mineral natural gaseificada.
A compra reforça o portefólio do grupo no mercado das águas minerais naturais em Portugal, onde já detém a Água de Luso e Água do Cruzeiro. A Água Castello vendeu cerca de cinco milhões de litros em 2018, o que representa uma quota de cerca de 7% em volume do mercado das águas com gás em Portugal, segundo os dados da AC Nielsen, citados pelo grupo.
A Água Castello tem a sua unidade de enchimento em Pisões, Moura, no Alentejo.
Fnac compra marca de produtos de bem-estar
A Nature & Découvertes é a mais recente aquisição do Fnac Darty, grupo francês que detém as lojas Fnac. O negócio, que envolve a compra de 100% da ações em circulação da Nature & Découvertes, vai resultar em quiosques da marca especializada na distribuição de produtos naturais e bem-estar.
Os primeiros “shop-in-shops”, como são designados, terão como destino as lojas Fnac em França, mas o plano de expansão inclui também dois destes espaços em Portugal até 2021. A Nature & Découvertes disponibiliza artigos como tisanas e óleos essenciais, difusores de aromas e equipamentos de massagem.
Enrique Martinez, diretor-geral da Fnac Darty, considera que as duas marcas têm muito em comum e pontos de complementaridade. “O nosso compromisso para uma escolha informada, bem como para uma economia mais circular e responsável, converge com a da Nature & Découvertes que milita desde a sua criação para um consumo ético e ecológico e obteve, em 2015, o rótulo B CORP (Benefit Corporation)”, explica o responsável, adiantando que França e Península Ibérica serão os principais focos de investimento.