Negócio do mês: Banco CTT compra empresa de crédito para carros usados
Este mês destacamos um negócio de milhões. O Banco CTT adquiriu por 100 milhões de euros a 321 Crédito, uma empresa especialista em crédito automóvel que, em tempos, pertenceu à rede BPN.
A 321 Crédito é a mais recente aposta do Banco CTT. Especializada na concessão de crédito para a compra de veículos automóveis usados por clientes de retalho, a 321 Crédito vai ser adquirida pelo Banco CTT por 100 milhões de euros.
Em comunicado, o Banco avança que o negócio foi estabelecido com a Firmus Investimentos, entidade detida pela Cabot Square Capital LLP e Eurofun. Ainda dependente de aprovação das entidades reguladoras, a compra deverá permitir aumentar de 20 para mais de 60% o rácio de transformação do Banco CTT, através da diversificação do portefólio.
A transação deverá também contribuir para o EBTIDA dos CTT, que detêm 100% do Banco, já no próximo ano. Além disso, é esperado um resultado líquido positivo em 2020, “com requisitos estimados de capital adicional até essa data de cerca de 20 milhões de euros”.
Francisco de Lacerda, presidente-executivo dos CTT, considera que “este é mais um importante passo no desenvolvimento e reforço da estratégia que, que inclui importantes investimentos e iniciativas no Banco CTT, no Expresso & Encomendas e no Plano de Transformação, que visa a melhoria da eficiência e qualidade do negócio postal”.
A 321 Crédito tem, neste momento, espalhados pelo país 1200 pontos de venda e uma carteira de financiamento de cerca de 300 milhões de euros.