NASA Space Apps Challenge quer encontrar soluções para desafios espaciais
A Atlântica – Instituto Universitário vai receber o desafio NASA International Space Apps Challenge 2025, que durante dois dias realiza uma maratona de desenvolvimento de apps.
A segunda edição do NASA Space Apps Challenge Lisboa está marcado para os dias 4 e 5 de outubro (sábado e domingo), na Atlântica-Instituto Universitário. Este hackathon desafia estudantes, programadores, cientistas e cidadãos de todos os campos de atividade a criar sua própria equipa de aplicações espaciais, ou a juntar-se a uma equipa existente, para trabalhar nos desafios apresentados e encontrar soluções para problemas globais, nacionais, regionais ou locais usando dados abertos da agência espacial norte-americana.
Nesta segunda edição, haverá equipas presenciais (no campus da Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras) e online e ali os participantes podem dar vida aos seus projetos. Os jurados locais avaliarão as apresentações num pitch, e selecionarão o projeto que irá à competição global.
Embora o desenvolvimento de apps possa ser dominante na competição, as soluções também podem ser desenvolvidas em diversos formatos. Os principais são: visualização de dados ou princípios científicos ou simulações; mapas interativos; projeto de máquinas, veículos; ideias para facilitar a vida no espaço; ou ideias para aumentar o conhecimento público sobre a exploração espacial, entre outros.
As candidaturas estão a decorrer e embora o método recomendado seja competir em equipa, os indivíduos também podem trabalhar e competir sozinhos.
A par do hackathon de programação, o NASA Space Apps Challenge também vai realizar as Jornadas Aeroespaciais e várias palestras durante os dois dias do evento.








