MyEUspace procura soluções inovadoras relacionadas com o espaço

A competição myEUspace, da EUSPA, está de volta. As inscrições estão a decorrer e está em jogo um milhão de euros em prémios.

A competição myEUspace, uma iniciativa da anual, que vai na terceira edição, do European Union Agency for the Space Programme (EUSPA), procura soluções/projetos inovadoras que potencializem o poder do Espaço da União Europeia (UE).

Apoiar empreendedores que desenvolvem aplicações comerciais inovadores que aproveitem dados e sinais do Programa Espacial da UE Galileo, do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) da Europa e/ou do Copernicus, é o objetivo da competição que, no total, vai disponibilizar cerca de um milhão de euros em prémios.

Rodrigo da Costa, Diretor Executivo da EUSPA, afirmou que “os dados espaciais estão no centro da revolução tecnológica que atualmente está varrendo a Europa, e esta competição é outro exemplo de como a EUSPA apoia empreendedores inovadores, start-ups, PMEs e empresas de toda a UE que estão aproveitando os dados, informações e serviços do Copernicus e do Galileo durante as diferentes etapas do seu ciclo de evolução”.

O concurso #myEUspace está aberto a equipas de todos os Estados-membros, bem como da Suíça, Noruega e Islândia. Além do prémio monetário, a competição também oferece suporte aos empreendedores durante todo o ciclo de inovação, desde start-ups em estágio inicial até scale-ups.

Embora as ideias possam ir de aplicações móveis a soluções baseadas em hardware, todas devem estar vinculadas a uma das três seguintes áreas de inovação:

Space My Life: soluções para o consumidor, como aplicações móveis, vestíveis (relógios inteligentes, óculos inteligentes, rastreadores de condicionamento físico, etc.), drones ou robótica que abordam os principais desafios sociais em áreas de foco como saúde, segurança e proteção do cidadão, jogos e entretenimento, desporto, fitness e turismo.

Our Green Planet: Soluções inovadoras que abordam os desafios ambientais e a vida sustentável e que contribuem para a implementação do European Green Deal, bem como soluções que auxiliam na transformação verde das empresas. As soluções propostas devem abordar os principais desafios sociais em áreas focais como a conservação de ecossistemas, mobilidade verde, agricultura sustentável e gestão de energia e recursos.

Dive in Deep Tech: soluções inovadoras que combinam dados do Espaço da UE com deep tech como inteligência artificial (IA), quântica (computação quântica, detecção, simulação, criptografia etc.), blockchain, metaverso e realidade estendida (realidade aumentada [AR] , realidade mista [MR], realidade virtual [VR]). As soluções propostas devem abordar os principais desafios sociais em áreas de foco como biotecnologia, tecnologia médica e fintech.

Dependendo da maturidade da solução apresentada, os empreendedores podem ainda concorrer a duas categorias:

Best Prototypes: para protótipos testados ou versões beta prontas para serem lançadas no mercado. Os 10 melhores protótipos receberão um prémio em dinheiro de 30 mil euros cada. Inscrições até 10 de fevereiro de 2023.

Best Products: para produtos comerciais existentes que buscam expansão. Os cinco melhores produtos receberão um prémio em dinheiro de 100 mil euros cada. Inscrições até 10 de fevereiro de 2023.

A categoria Melhores Ideias, destinada a ideias teóricas promissoras que aproveitam os dados espaciais da UE e com um alto potencial de mercado, já encerrou as inscrições.

Todas as candidaturas serão avaliadas com base na sua inovação, potencial de mercado, viabilidade, relevância para o Programa Espacial da UE e capacidade operacional. As equipas premiadas serão convidadas a apresentar as suas soluções ao público e investidores durante as Finais do Concurso, no âmbito do Dia do Empreendedorismo, em junho do próximo ano.

Comentários

Artigos Relacionados