Ações da Snap sobem 164% depois dos investidores a confundirem com o Snapchat

A capitalização de uma empresa norte-americana pouco conhecida disparou inesperadamente devido a um erro de ‘traders’ que a confundiram com a empresa de mensagens e vídeos instantâneos Snapchat.

O Snapchat informou no início deste mês que tinha apresentado uma oferta pública inicial de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros), que poderia ser a maior operação do mercado de ações de uma empresa de tecnologia dos EUA nos últimos anos.

As ações da start-up Snap Interactive quase duplicaram de valor no início de fevereiro, depois dos investidores ansiosos por ganhar dinheiro com a oferta pública inicial da Snap Inc, dona da rede social Snapchat, a confundirem com a conhecida rede social.

No que parece ser um caso de equívoco de identidade, os investidores correram a investir, fazendo as ações da Snap Interactive subir mais de 164% nos quatro dias após o registo da oferta.

A pouco conhecida Snap Interactive é uma empresa relativamente pequena, com sede em Nova Iorque, que desenvolve aplicações móveis que permitem trocar vídeos e mensagens em tempo real, e que está avaliada em cerca de 69 milhões de dólares (aproximadamente 65 milhões de euros), de acordo com a Bloomberg.

Já o Snapchat, que foi criado em 2011 e que tem sede em San Francisco, é uma aplicação de partilha de mensagens de consumo imediato que permite aos utilizadores comunicarem com amigos próximos, enviando fotos que desaparecem minutos depois de serem enviadas.

O número de utilizadores ativos diários do Snapchat cresceu para uma média de 158 milhões no final de dezembro, um aumento de 48% ao ano. No entanto, os prejuízos líquidos aumentaram para 514,6 milhões de dólares (cerca de 485 milhões de euros) em 2016, de acordo com a Reuters.

Esta não é a primeira vez que os investidores confundem uma empresa pouco conhecida com outra com maior dimensão.

Em 2013, as ações da Tweeter Home Entertainment Group subiram mais de 600% na sequência de uma forte corrida a uma venda de ações do Twitter.

De forma semelhante, as ações da Oculus VisionTech Inc subiram mais de 155% depois do Facebook ter anunciado que planeava adquirir a Oculus VR.

No dia das eleições, a cotação das ações de uma pouco conhecida empresa chinesa cujo nome soava como “Trumps wins big” subiu quando o então candidato Donald Trump começou a ampliar a sua vantagem sobre a sua rival Hillary Clinton.

Comentários

Artigos Relacionados