Mulheres que investem em mulheres

Foi criada a WA4STEAM, uma associação espanhola de mulheres investidoras que procuram projetos em todo o mundo liderados por mulheres nas áreas da ciência e da tecnologia.

Uma associação de business angels criada exclusivamente por mulheres para apoiar projetos de ciência e engenharia em todo o mundo que sejam liderados também por mulheres. Esta é a missão da WA4STEAM, associação de Business Angels para a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM), que tem como objetivo criar uma marca de investidoras do sexo feminino comprometida com a inovação e conhecimento das mulheres nas áreas mais promissoras para a economia de qualquer país.

A presidente da associação, Regina Llopis, é um claro exemplo de empreendedora STEAM: é presidente e uma das fundadoras do Grupo AIA, aplicações de informática avançada ou, por outras palavras, uma empresa que aplica inovação e conhecimento para resolver desafios tecnológicos. Llopis é ainda doutorada em matemáticas aplicadas à inteligência artificial e especialista em liderança, em geral, e no mundo das mulheres, em particular. Em 2017, recebeu o prémio Ada Byron na categoria mulher tecnológica.

A  WA4STEAM conta já com 31 membros e pretende chegar aos 300 num ano. Para participar no projeto não há obrigação de investir, mas o ideal é entrar com mil euros; a média por membro é de 15 mil euros. “É importante que haja um compromisso e envolvimento com os projetos, já que não queremos ser um mero instrumento de financiamento.Também queremos oferecer apoio e aconselhamento às mulheres que desenvolveram uma investigação e querem levar adiante uma empresa “, diz Olga Santos, coordenadora de comunicação da associação.

Até ao momento já apoiaram quatro projetos. A Spotlab é uma empresa que desenvolve soluções de telemedicina. Trata-se de uma spin-off da Universidade Politécnica de Madrid, especializada em soluções tecnológicas simples e de baixo custo aplicadas a problemas de saúde globais, como diabetes, cancro, ébola ou zika.

Também apoiaram a Enzymlogic, empresa especializada em enzimologia e engenharia de proteínas focada na indústria farmacêutica e em projetos de biotecnologia, com o intuito de os ajudar a desenvolver medicamentos mais eficazes e seguros que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

A Marbel, por sua vez, é uma plataforma que ajuda a conhecer e a partilhar informações sobre o comportamento do consumidor nos pontos de venda, graças ao big data. Por fim, a Artig Gallery é uma galeria de arte com curadoria on-line focada em artistas emergentes.

Comentários

Artigos Relacionados