Procuram-se start-ups com soluções digitais inovadoras para indústria hoteleira
O programa tem início no dia 11 de setembro, em Berlim, devendo as candidaturas serem submetidas on-line até 18 de junho. Em jogo estão 120 mil euros de investimento para cada uma das start-ups selecionadas
O grupo alemão Metro, ao qual pertence a Makro Portugal, em colaboração com a Techstars, promove a terceira edição do Metro Accelerator powered by Techstars, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções digitais para a indústria hoteleira por parte de start-ups tecnológicas.
Este programa atribui um investimento até 120 mil euros a cada uma das 10 start-ups selecionadas, utilização gratuita de espaços de trabalho para coworking em Berlim, acesso à gestão e networks de especialistas Metro e Techstars, aconselhamento de mentores e outros representantes da indústria, investidores e empreendedores e adesão à rede internacional alumni da Techstars e Metro Accelerator.
“Com o Metro Accelerator poweed by Techstars estamos a oferecer exatamente o que muitas start-ups têm em falta para iniciarem: insights e contactos no ramo da indústria hoteleira. As empresas têm a oportunidade de expandir o seu próprio conhecimento e base de clientes através de projetos-pilotos”, explicou Andeas Wuerfel, diretor da comunidade de inovação global da Metro. “É precisamente este mix que leva a bons resultados de crescimento para as start-ups participantes”, acrescentou.
Após três meses a trabalhar com mais de 100 mentores internacionais, as start-ups irão apresentar as suas empresas a investidores, representantes da indústria e membros do público no chamado “Demo Day”, em dezembro de 2017.
“A terceira edição do Accelerator vai dar um push em todos os domínios – encontramo-nos agora em posição de explorar completamente as capacidades ao nível das vendas para produtos digitais que o Metro construiu. Este fator dá às jovens companhias um significativo acesso ao mercado e, por isso mesmo, uma vantagem competitiva”, refere Jens Lapinski, diretor de gestão da Techstars do Metro Accelerator.
As dez start-ups que participaram na primeira edição do Metro Accelerator powered by Techstars conseguiram captar o interesse da comunidade internacional de investidores com as soluções digitais que apresentaram para a indústria hoteleira, tendo captado até ao momento um financiamento acima dos 52 milhões de dólares com uma taxa de sucesso de 90%.
“Encontramo-nos entusiasmados com as histórias de sucesso que as start-ups participantes têm demonstrado em tão pouco tempo”, referiu Olaf Koch, presidente do conselho de administração da Metro AG.
Entre os diversos casos de sucesso encontra-se a Flowtify – empresa que criou uma ferramenta para a gestão da qualidade no que se refere à higiene (utilização de papel) na indústria hoteleira e restauração -, que captou há poucos meses o investimento da High-Tech Gründerfonds (HTGF). Em troca de 15% da empresa, a HTGF investiu 600 mil euros na start-up sedeada em Colónia.
As empresas interessadas e as equipas das start-ups de todo o mundo podem submeter as suas candidaturas online até ao próximo dia 18 de Junho de 2017.