O AI Lab Granada quer ser um dos mais avançados centros de desenvolvimento de inteligência artificial na Europa. Resulta da parceria entre a Minsait, Universidade de Granada e Google Cloud.

O AI Lab Granada vai combinar talento e tecnologia de ponta e contará com especialistas em tecnologia, computação avançada e um modelo aberto à participação de start-ups. Esta é a proposta do recém criado centro de desenvolvimento de inteligência artificial na Europa, um projeto que junta a Minsait, empresa do universo Indra, e a Universidade de Granada, em Espanha, com a parceria tecnológica da Google Cloud.

A Minsait será responsável pela gestão do AI Lab Granada, facultando ao projeto profissionais com elevadas qualificações e a sua Plataforma Onesait, que opera nos produtos e soluções que a empresa comercializa, a nível mundial, para acelerar a transformação digital de empresas e instituições.

Este centro vai reunir mais de 100 cientistas com doutoramento em Inteligência Artificial, 165 consultores, especialistas em desenvolvimento, investigadores e um ecossistema de start-ups e empreendedores. O AI Lab Granada irá desenvolver soluções de Inteligência Artificial que “ajudarão a aumentar a eficiência e sustentabilidade das empresas, administrações públicas e sociedade, para ter um impacto real em áreas como a saúde e qualidade de vida, sustentabilidade, economia circular, democratização do comércio eletrónico, otimização dos processos industriais, emprego ou educação”, refere o comunicado da empresa. Paralelamente, o centro servirá como um local de transmissão e intercâmbio de conhecimentos sobre Inteligência Artificial.

No seu papel de parceiro tecnológico, a Google Cloud facultará a sua suite de soluções de IA e analítica avançada para complementar a capacidade de armazenamento e de cloud computing do centro.

Podem aderir ao centro entidades que desejem promover o desenvolvimento de produtos e serviços próprios, recorrendo ao mais alto nível de conhecimento e desenvolvimento alcançado em inteligência artificial, através dos recursos especializados do AI Lab Granada. Neste modelo de colaboração, as empresas irão participar em projetos de inovação relevantes, reforçando a sua competitividade. Contarão com o apoio do talento do centro e poderão participar nas atividades de inovação e workshops informativos.

A abordagem assumida pelo AI Lab levará à criação de um marketplace de analítica avançada e Inteligência Artificial orientado para o desenvolvimento de modelos de tomada de decisão da próxima geração. Os especialistas da Google Cloud vão participar nas diversas atividades, tutoriais e eventos organizados pelo centro, assim como na formação. A Google Cloud também irá conceder Créditos Cloud, que serão utilizados em projetos desenvolvidos dentro do centro e em sessões de formação técnica.

Comentários