Microsoft Portugal junta 400 instituições sociais e promove literacia digital

A Microsoft Portugal promoveu ontem o Tech 4 Good, focado na ajuda a instituições de solidariedade social, tendo apresentado o estudo “Como está de IT?”. No evento estiveram presentes cerca de 400 instituições de solidariedade.

A Microsoft Portugal promoveu ontem, com o apoio da Entrajuda, o Tech 4 Good, com o objetivo de ajudar as instituições de solidariedade social a conhecerem as potencialidades das mais recentes tecnologias digitais para um melhor desenvolvimento da sua atividade.

Esta ação de âmbito social reuniu quase quatro dezenas de instituições na sede da Microsoft Portugal e contou com a presença de Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal, Carla Pedro, membro do conselho do Portugal Inovação Social – do programa Portugal 2020, e de Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, entre outros.

Vânia Neto, diretora da área de Educação da Microsoft Portugal, referiu que “todos os anos a Microsoft Portugal faz doações de Office 365 no valor de 650 mil dólares, apoia quase 200 ONG e oferece mais de 6.200 licenças. A iniciativa Tech 4 Good é mais uma forma de sensibilizar para a importância da literacia digital e para a capacitação de pessoas e organizações, que é, no fundo, a missão da nossa empresa”.

Segundo a responsável, “estas doações de software – que sabemos que, não sendo top of mind dadas as carências de que muitas ONG padecem – revelam-se fulcrais para a sua execução”.

Foi também apresentado o estudo “Como está de IT?”, promovido pela Donate-IT em parceria com a Entrajuda, o Instituto Superior Técnico (IST) e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI).

Este estudo analisou o ecossistema tecnológico das organizações sociais em Portugal com o objetivo de identificar desafios e melhorar a sua eficiência. Realizado no primeiro trimestre deste ano, contou com cerca de 1.500 organizações de âmbito nacional.

Segundo o estudo, 45% dos inquiridos considerou Muito Importante e 35% Bastante Importante que o setor social reconheça a importância dos sistemas de informação para o desempenho da sua missão. Contudo, apesar de disporem de sistemas de informação, 39% das organizações consideram-nos pouco adequados às suas necessidades atuais. A desmaterialização da informação e a falta de computadores foram algumas das maiores preocupações apontadas pelas instituições inquiridas (68% e 60% respetivamente).

Além da apresentação detalhada do estudo “Como está de IT?”, o Tech For Good incluiu demonstrações de case studies com o objetivo de ajudar as instituições a tirar partido da eficiência tecnológica e do potencial das soluções da Cloud, assim como sessões de esclarecimento sobre oportunidades e técnicas digitais assentes no Office 365 e no Dynamics.

Comentários

Artigos Relacionados