Há 500 mil euros para quem desenvolver soluções para os problemas ambientais através da IA
O AI Moonshot Challenge desafia equipas de todo o mundo a resolver problemas ambientais complexos através da IA e de outras tecnologias espaciais emergentes. Os vencedores apresentarão a sua solução na Web Summit 2020.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Portuguesa (PT Space), Agência Espacial Europeia (ESA) e Unbabel Labs acabam de lançar o AI Moonshot Challenge, uma competição mundial que oferece 500 mil euros a quem desenvolver soluções para os problemas ambientais, utilizando Inteligência Artificial (IA) e tecnologias espaciais emergentes.
É a primeira competição mundial que combina IA e tecnologias espaciais emergentes para encontrar soluções para resolver problemas complexos no âmbito das alterações climáticas em termos de deteção, localização e monitorização de resíduos nos Oceanos.
“Cinquenta anos depois da humanidade ter dado o seu grande passo no espaço, o AI Moonshot Challenge abre a oportunidade para que talentos de todo o mundo possam utilizar a tecnologia e os dados para encontrar soluções para os problemas mais prementes aqui na Terra. Nesse sentido, ao atrair e apoiar o desafio de encontrar soluções ambiciosas de mudanças em larga escala, esta competição posicionará Portugal e a Europa na vanguarda da Inteligência Artificial e das tecnologias espaciais emergentes”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.
A edição inaugural vai concentrar-se na Gestão de Resíduos e Sustentabilidade, nomeadamente na deteção, localização e monitorização de resíduos marítimos à escala planetária. O desafio será combinar fontes maciças de dados de uma variedade de sensores de diferentes tipos, incluindo dados de observação da Terra, para identificar resíduos marítimos ao longo da coluna de água (flutuantes e não flutuantes). Equipas de todo o mundo irão competir para encontrar a melhor solução para esse desafiante e complexo problema ambiental, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial para analisar grandes quantidades de dados.
O pré-registo já abriu ofiocialmente em moonshotchallenge.ai, onde os participantes também podem encontrar um calendário detalhado. A partir de janeiro de 2020, os participantes terão nove meses para desenvolver, experimentar e validar suas soluções de IA com grandes dados da Terra.
Os vencedores serão anunciados em novembro do próximo ano, na Web Summit 2020, e receberão um prémio de 500 mil euros para formar uma equipa de especialistas e realizar pesquisas adicionais em Portugal por um período de até dois anos.