Meet The Leaders, o salto para as start-ups que se querem internacionalizar

Tem uma start-up com pelo menos um ano? Quer exportar ou internacionalizar-se para a Alemanha, Espanha ou Angola? Então, o Meet The Leaders, uma iniciativa conjunta do Link To Leaders e do Portugal Exportador, é o desafio certo para si. As inscrições estão a decorrer.

A 14.ª edição do Portugal Exportador, um dos grandes eventos nacionais dedicados à internacionalização empresarial, regressa já em novembro e este ano as start-ups têm um lugar privilegiado através da iniciativa Meet The Leaders. Trata-se de uma parceria do Link To Leaders com o Portugal Exportador e consiste numa série de encontros que terão lugar no dia 27 de novembro entre Business Angels e start-ups que estejam interessadas em exportar os seus produtos ou serviços ou internacionalizarem-se para um destes três mercados: Espanha, Alemanha e Angola.

O desafio é simples: as start-ups que tenham pelo menos um ano de atividade podem candidatar-se a um meeting com um business angel/ investidor especializado num dos três mercados. Para o mercado espanhol, as start-ups terão a mentoria de Francisco Ferreira Pinto (executive diretor da Busy Angels), Isabel Neves (presidente do Business Angels Club de Lisboa), David Garcia Garrote (representante da Area Global), e de Santiago Salazar (também da Busy Angels). Para Angola, marcarão presença Tim Vieira (CEO Special Edition Holding), Pedro Lourenço (CEO da Ideias Glaciares) e Frank Morlock (CEO da Massiv Bau).

No caso do mercado alemão, caberá à Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) identificar os investidores, tendo em conta o perfil das start-ups interessadas neste mercado.

Marcado para 27 de novembro, no Centro de  Congressos de Lisboa (antiga FIL), o Portugal Exportador 2019 volta assim a pôr na agenda a internacionalização empresarial nacional, reunindo num único dia e num único lugar os diferentes atores deste ecossistema. A cumprir a sua 14.ª edição, este evento assume como objetivo facultar às empresas portuguesas a possibilidade  de conhecerem os diferentes instrumentos disponíveis de apoio à exportação e internacionalização; de acederem a informação especializada por mercados, setores e outros temas relacionados com a internacionalização; de conhecerem a experiência de internacionalização de empresas portuguesas, os seus sucessos e fracassos; ou ainda de identificarem potenciais parceiros  de negócios.

Além do espaço dedicado aos expositores, esta iniciativa envolve também a realização de uma série de workshops, cafés temáticos e consultoria internacional.  Entre os oradores confirmados estão nomes como Adérito Cusselama Van-Dúnem, diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola; José Minguez, country manager da AirEuropa; Ana Luísa Figueira, do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Moritz Koppensteiner, fundador da Kopptec; Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP; José Manuel Fernandes, presidente da Frezite; ou Hans-Joachim Boehmer, diretor-executivo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, entre muitos outros.

Com o programa deste ano, a organização do Portugal exportador espera criar oportunidades reais de negócio entre empresas e compradores internacionais e simultaneamente reforçar as oportunidades de networking e fazer da inovação um fator diferenciador na internacionalização.

Na edição de 2018, o Portugal Exportador recebeu 1238 visitantes, teve 83 expositores, 130 oradores e desenvolveu 63 ações de networking. O Portugal Exportador é uma organização da Fundação AIP, do Novo Banco e da AICEP-Portugal Global.

Comentários

Artigos Relacionados