A Datadev é uma plataforma digital na área dos dados que ajuda as empresas a contratar data scientist em várias áreas. Neste momento, procura empresas que testem a aplicação com vista ao seu aperfeiçoamento.

À área de atuação da Datadev é prestação de serviços no recrutamento de cientistas de dados, para trabalhar em Business Intelligence e Analytics, Big Data, Blockchain, Cloud, Segurança de dados, Visualização de Dados, Inteligência Artificial, IOT, Machine Learning ou Robótica, por exemplo. O projeto foi criado por Celso Bispo, profissional que trabalha na área e que, exatamente por isso, percebeu a enorme procura nesta área, daí ter a ideia de criar a Datadev. “Procurámos saber quais os desafios que as empresas de consultoria, recrutamento, empresas privadas, setor público e plataformas digitais de recrutamento, enfrentam para contratar cientistas de dados, assim como quais os desafios sentidos pelos profissionais que trabalham como freelancers”, explicou o mentor do projeto.

Depois de entrevistar várias empresas e freelancers, concluiu que “a área de Ciência de Dados tem crescido exponencialmente a nível mundial, e em Portugal em particular porque muitas empresas criaram serviços nearshore na área de tecnologia, e que neste momento, o mercado e as universidades não oferecem profissionais suficientes para responder à demanda”.

O propósito da Datadev é ajudar as empresas, em qualquer parte do mundo, a contratar especialistas em dados com recurso a uma plataforma digital, de forma rápida e simples, para projetos que podem ser executados remotamente, mas com monitorização que permite assegurar a garantia de qualidade.

À medida das empresas
Celso Bispo explica que a Datadev é um marketplace que se destina a empresas, sejam elas de recrutamento, multinacionais, start-ups ou entidades governamentais que pretendam recrutar cientistas de dados, e a freelancers com mais de três anos de experiência em projetos internacionais numa tecnologia específica.

O projeto, que acabou de sair de um programa de aceleração (Founder Institute Lisbon), ainda está na sua fase inicial e enfrentar os tradicionais problemas de tração. “Ainda não temos orçamento para investir em publicidade e fazemos uso de atividades não escaláveis para encontrar os nossos primeiros clientes”, revelou o seu mentor.

Apesar disso, e sendo uma plataforma digital, a Datadev posiciona-se à escala global, contudo, frisou o seu fundador, nesta primeira fase irá focar-se em Portugal, Alemanha, Holanda e Suíça. Neste momento, Celso Bispo está a apresentar a Datadev a empresas e freelancers para que possam “começar a usar a plataforma e dar-nos feedback para melhorarmos o produto”.

Continuar a falar com potenciais empresas clientes para perceber a fundo os seus problemas no recrutamento de freelancers, para que testem a plataforma, incorporando o seu feedback para melhorar o produto, enquanto aumenta a base de dados de freelancers para que essas empresas possam começar já a recrutar, são etapas a que a Datadev vai dar continuidade.

Resumo:
Responsáveis:  Celso Bispo
Área: Recrutamento Data Scientist
Produto: Marketplace contratação freelanceers
Mercados: Nacional e internacional
Necessidade: Parceiros
Contacto: celsobispo@ymail.com
Site: https://datadev.pt/

Comentários