LX Circular quer contribuir para transição circular de Lisboa. Inscrições já começaram.
As candidaturas para programa de inovação na área da economia circular decorrem até 8 de março. Está em jogo um prémio total no valor de 20 mil euros.
Começaram as candidaturas para a segunda edição do LX Circular, um programa de aceleração e incubação promovido pela Fábrica de Unicórnios de Lisboa e pelo Impact Hub Lisbon. Trata-se de uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento de start-ups com impacto ambiental, social e económico, contribuindo para a transição circular de Lisboa.
“A inovação tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais fundamental na sociedade, e a economia circular é um eixo fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades. Com esta segunda edição do LX Circular, reforçamos o nosso compromisso em fomentar o empreendedorismo, cooperação e impacto social, bem como continuar a transformação de Lisboa numa cidade-modelo em inovação e sustentabilidade”, explica Gil Azevedo, diretor-executivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa,
O LX Circular tem a duração de um ano e vai reunir até 12 start-ups, nacionais ou internacionais, com soluções inovadoras no âmbito da economia circular que possam ser implementadas na região de Lisboa.
O programa arranca com uma fase de aceleração, liderada pela Fábrica de Unicórnios, durante a qual as start-ups selecionadas participarão num programa que decorrerá entre março e julho e onde terão acesso a ações de capacitação, mentoria e eventos de comunidade e networking. Posteriormente, o Impact Hub Lisbon assegura a componente de incubação que oferece às equipas integração num espaço de trabalho colaborativo, onde poderão usufruir de acompanhamento personalizado, sessões de mentoria com pares do ecossistema empreendedor e oportunidades de contacto com investidores.
O programa culminará num Demo Day, onde três das start-ups concorrentes serão distinguidas com um prémio monetário no valor total de 20 mil euros.
O LX Circular é financiado pela Portugal Inovação Social, com investimento social da FAIR Foundation, e conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova. A primeira edição, em 2025, apoiou 12 empresas na área da economia circular.








