Loures volta a dinamizar o ecossistema de inovação local

O evento “Loures investe em si” vai regressar já na próxima quinta feira para dinamizar o tecido empresarial e o ecossistema de inovação de Loures.

Mostra de inovação, comércio e indústria, sob o lema “Valorizar pessoas e empresas”, é o ponto de partida para mais uma edição da iniciativa “Loures Investe em Si” que decorre de 4 a 6 de abril. Durante três dias, esta iniciativa do município de Loures, marcada para o Pavilhão Paz e Amizade, vai promover juntos de diferentes agentes económicos “o tecido empresarial e o ecossistema de inovação da região, através da demonstração de fatores de diferenciação, promovendo junto dos munícipes e dos agentes económicos a atividade desenvolvida pelo município nas áreas da inovação, comércio e indústria”, explica a organização. Pretende igualmente mobilizar os stakeholders com vista a potenciar o crescimento económico sustentável.

De entrada livre, e destinada ao tecido empresarial e à população em geral, esta mostra envolve vários momentos. No primeiro dia, realiza-se a Conferência AIP: Financiamento ao Investimento e Desenvolvimento Empresarial-PT2030 e Horizonte Europa, participada por Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, e José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, seguindo-a a apresentação de Mira Amaral, da FNWay, sobre “A investigação e o desenvolvimento tecnológico, os programas nacionais e o Horizonte Europa”, assim como a de Ricardo Jardim Gonçalves, professor catedrático, sobre projetos de I&D desenvolvidos na FCT-UNL, a que se juntam ainda reuniões com empresas, num momento de “cross ideas” para levantamento das necessidades das mesmas.

No dia 5 de abril decorre a apresentação de pitchs pelas empresas expositoras, e no último dia, sábado, uma conferência onde serão debatidos temas como “valorizar as empresas” e como “valorizar as pessoas e atrair e reter talento”. Participarão Luís Filipe Guerreiro, do IAPMEI, e Rui Ferreira, da Portugal Ventures, bem como representantes da ANI- Agência Nacional de Inovação, da Hovione Farmacêutica, da APESPE RH – Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e Recursos Humanos, da IKEA Portugal e da empresa Luís Simões. O dia encerrará com a apresentação de pitchs. O espaço de exposição do “Loures investe em si” contará com cerca de quatro dezenas de empresas.

Comentários

Artigos Relacionados