Lisboa, Porto e Braga são as melhores cidades portuguesas para start-ups

Lisboa ganhou 21 posições no último ano, enquanto o Porto perdeu 11, ocupando agora o 147.º lugar do ranking mundial da HelloSafe. Portugal subiu dois patamares e é agora o 26.º melhor país para a criação de start-ups.

Lisboa tem a melhor posição do país e Portugal é o 26.º melhor país do mundo para start-ups, segundo o ranking da HelloSafe, plataforma que permite comparar produtos financeiros, que elaborou este estudo a partir de uma base de dados da StartupBlink.

“Portugal tem potencial para avançar ainda mais. A cena de startu-ps portuguesas é melhor representada nas áreas de Marketing e Vendas, Comércio Eletrónico e Varejo [retalho] e em Software e Dados”, aponta o mesmo estudo.

Lisboa continua a ser melhor cidade portuguesa para o desenvolvimento de start-ups e com uma grande margem de pontos. Lisboa ganhou 21 posições e agora ocupa a 62.ª posição mundial. Na Europa, Lisboa é classificada em 16.ª colocação.

Já a segunda cidade classificada é Porto, na 147.º posição mundial, sendo que o mercado de start-ups é mais focado no E-commerce e Retalho. Porto desceu 11 lugares em comparação com 2022, estando agora na 35.ª posição na Europa. Braga, a terceira colocada de Portugal, ganhou 8 posições, passando para a 424.ª posição a nível mundial.

Coimbra foi a cidade que apresentou a maior queda, perdendo 116 posições e atualmente na 557.ª posição. Já Leiria foi a cidade com a melhor evolução. Em 2021, ela nem sequer apareceu na lista, em 2022, surgiu na 965.ª colocação e em 2023, salta 326 posições, passando para a ser 639.ª melhor cidade para startups do mundo.

Aveiro, que no ano passado tinha a 5.ª colocação entre as cidades de Portugal, passou para 6.º lugar e, no ranking mundial, perdeu 72 posições, passando a 739.ª colocação.

E por fim, Funchal, que esteve presente na lista durante dois anos seguidos, em 2023 não aparece mais classificada entre as mil melhores.

Lisboa sobe 21 posições
Lisboa é a única cidade portuguesa no top 100 global. Desta vez, a cidade subiu 21 posições passando da 83.ª posição em 2022 para 62.ª em 2023. As primeiras posições mundiais, continuam com as cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres. O ecossistema de startups em Lisboa tem destaque para a área do Marketing e Vendas.

Na classificação entre as cidades europeias, Lisboa ocupa a 16ª posição. Capitais como Londres, Paris e Berlim estão muitos pontos a frente. Já Roma, não aparece entre as 20 melhores classificadas.

Em 16.ª posição na Europa, Portugal tem potencial para avançar ainda mais. A cena de start-ups portuguesas é melhor representada nas áreas: Marketing e Vendas, Comércio Eletrônico e Varejo e em Software e Dados.

Segundo o Blink Global Startup Ecosystem Map, existem hoje cerca de 334 start-ups, incluindo quatro unicórnios (que ultrapassaram o valor de mil milhões de dólares) e um panteão [Web Summit].

Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola são os quatro países que compõem a lista dos 100 melhores para start-ups no mundo. Até ao ano passado, o Brasil ocupava a melhor posição entre os países de língua portuguesa, mas em 2023, Portugal, juntamente com o Japão, foram os únicos países do top 30 a ganhar duas posições, passando do 28º para o 26º lugar.

O ranking é baseado em três critérios: quantidade, qualidade e ambiente de negócios.

 

Comentários

Artigos Relacionados