Lisboa é a sexta cidade mais atrativa para criar uma start-up na Europa

Berlim, Londres e Amesterdão são as cidades europeias mais atrativas para abrir uma start-up. A capital portuguesa encontra-se em 6º lugar no ranking, segundo o Startup Heatmap Europe 2021.

Lisboa está entre as cidades mais atrativas para se abrir uma empresa na Europa, de acordo com o relatório Startup Heatmap Europe 2021, divulgado esta semana, que analisa mais de 100 cidades e 1295 empreendedores.

A capital portuguesa mantém a posição que tinha no ranking de 2019, ficando à frente de cidades como Paris ou Estocolmo, mas atrás de capitais como Berlim, Londres e Amesterdão. Já o Porto aparece na 18ª posição do ranking.

No ano passado sete cidades concentravam mais de 10% dos fundadores inquiridos no relatório. Entre elas estava Lisboa, com fundadores oriundos de 20 países.

Também o Porto aparece no relatório, na 18ª posição, sendo considerado por 94% dos fundadores como a cidade com um maior equilíbrio entre benefícios e custo de vida. A cidade subiu 38 rankings no ano passado, ficando classificada em 18º lugar.

Já Londres é considerada a cidade onde há mais relações entre o ecossistema empreendedor e a indústria e também aquela com mais programadores full-stack (357,9 mil). Viena é a capital com maior percentagem de empreendedoras mulheres (34%) e Berlim aquela que mais cria emprego na área tecnológica – mais de 2.700 ofertas de emprego mensais.

De acordo com o relatório, o financiamento total do ecossistema empreendedor cresceu 14% para 46,3 mil milhões de euros em 2020, com um recorde ao nível do financiamento público (5,9 mil milhões de euros). No entanto, 58% das comunidades de start-ups reduziram-se com a pandemia de covid-19.

Ranking

Fonte: Startup Heatmap Europe 2021

 

Comentários

Artigos Relacionados