Líderes europeus reúnem-se em Bruxelas para discutir futuro das start-ups

O ESNA Forum 2024  realiza-se nos dias 27 e 28 de novembro em Bruxelas e irá contar com a presença de David Clarinval, vice-primeiro-ministro da Bélgica, João Ferreira, secretário de Estado da economia de Portugal, e de  Lucilla Sioli, diretora do “Gabinete de IA da UE” na Direção-Geral CONNECT da Comissão Europeia.

A Europe Startup Nations (ESNA), entidade europeia dedicada ao apoio ao ecossistema de start-ups com representação permanente em Lisboa, da qual a Startup Portugal é membro-fundador e atuando como representante do Estado português, realiza o ESNA Forum 2024, que terá lugar em Bruxelas nos dias 27 e 28 de novembro.

Este evento reunirá decisores políticos, organizações e partes interessadas de toda a Europa, criando um ambiente colaborativo focado em apoiar as start-ups e discutir estratégias para o desenvolvimento transversal do ecossistema europeu.

As discussões no ESNA Forum 2024 alinhar-se-ão com as diretrizes políticas estabelecidas pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para 2024-2029, que, entre outros, defendem um “estatuto legal em toda a UE” destinado a facilitar a operação e o crescimento de startups nos diversos estados-membros. Entre os principais anúncios estará a introdução de novos membros na ESNA e o progresso na conversão da ESNA numa Consórcio Europeu de Infraestrutura Digital (EDIC). O fórum explorará ainda oportunidades de financiamento no panorama da UE e partilhará estratégias eficazes para a escalabilidade das startups.

“Este fórum representa uma oportunidade crucial para que líderes de toda a Europa se unam e continuem com uma abordagem consertada na promoção de políticas públicas amigas do ecossistema de startups “, afirma Arthur Jordão, Diretor Executivo da ESNA. “Estamos entusiasmados em colaborar com todos os membros da ESNA para fortalecer o ecossistema de startups europeu e criar um futuro próspero para todos”, acrescenta o responsável.

O fórum começa no dia 27 de novembro com uma intervenção de David Clarinval, vice-primeiro-ministro da Bélgica. Em seguida, representantes ministeriais dos estados-membros da ESNA partilharão insights sobre as suas contribuições nacionais e estratégias para fortalecer o apoio às startups. Neste primeiro dia, o Secretário de Estado da Economia português, João Ferreira, também estará presente, sublinhando a importância do empreendedorismo para Portugal.

O segundo dia contará com discussões sobre a abordagem regulatória da IA na Europa e o seu impacto no ecossistema de start-ups, com contribuições de figuras de destaque, como Lucilla Sioli, Diretora do Gabinete de IA da Comissão Europeia, e Carme Artigas, Co-Presidente do Conselho Consultivo da ONU sobre IA.

Comentários

Artigos Relacionados