A Ler: PODER – Veneno e Remédio

O Poder é uma palavra incómoda. Pode traduzir-se em bem ou mal, pode ser uma força com objetivos corruptos ou para alcançar a paz, tudo depende de quem pratica o ‘poder’.

É esta separação que esta nova obra pretende fazer: o poder só é corrompido consoante o uso que dele se faz.

Do que fala

O poder é uma palavra incómoda. Muitos preferem afirmar que não desejam poder. Charlie Chaplin terá mesmo considerado que “o poder só é necessário para fazer o mal. Para fazer tudo o resto, basta o amor”.

Na história da humanidade, são inúmeras as personalidades que usaram (e outras que ainda usam) o poder em prol de um bem maior, como é o caso de Nelson Mandela, Dalai Lama, Martin Luther King ou até mesmo do atual Papa Francisco. Mas, tal como há pessoas que usam a sua posição de renome para prosseguirem missões valorosas, há também muitos exemplos do oposto.

Com este livro, os autores pretendem debater os vícios e virtudes do poder e de quem o detém, e de como este altera inevitavelmente as pessoas, o seu comportamento e forma de estar.

Principais conteúdos:

  • O que é o poder;
  • De onde vem o poder?
  • O (des)poder subindo à cabeça;
  • Ganhando poder;
  • Mantendo e desenvolvendo o poder: o poderoso em diálogo consigo próprio e com os outros;
  • Mantendo e desenvolvendo o poder: o poderoso e a realidade real;
  • Perdendo poder;
  • Dizer adeus ao poder é uma arte difícil;
  • 33 Lições condensadas sobre o poder.

Quem escreveu

Ana Guinote é professora associada na University College London e fez o seu doutoramento na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. A sua investigação centra-se no modo como as relações sociais afetam a motivação, a cognição e a autorregulação. Estudou também a forma como o poder influencia a persecução de objetivos, a atenção e o altruísmo. Foi editora associada das revistas Personality and Social Psychology Bulletin e British Journal of Social Psychology.

Arménio Rego é professor catedrático convidado na Católica Porto Business School. É autor ou coautor de diversos livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas. Tem realizado formação, coaching e consultoria nas mesmas áreas. Com trabalhos de investigação premiados em Portugal e no estrangeiro, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) considerou-o, em 2014, uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de recursos humanos em Portugal.

Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Nova School of Business and Economics e presidente do Conselho Científico desde 2012. Investiga os processos de liderança e de mudança organizacional, tendo publicado mais de 150 artigos sobre o tema em revistas da especialidade, como a Academy of Management Review. Colaborou também com diversas escolas internacionais, incluindo LUISS Guido Carli (Roma), Mediterranean School of Business (Tunes) e Universidad de los Andes (Bogotá).

Temas-chave

Liderança; Gestão; Política; Cultura Organizacional

Ficha técnica

Título: PODER – Veneno e Remédio
ISBN: 978-989-752-272-7
Edição: 06-2017
Editor: Lidel
Idioma: Português
Tipo: Capa mole
Páginas: 336

Comentários

Artigos Relacionados