Leituras de verão sugeridas por Bill Gates

Este ano são cinco os livros recomendados pelo fundador da Microsoft para as férias de verão. Ponha a leitura em dia com as sugestões de Bill Gates.
À semelhança do que tem feito nos últimos anos no período que antecede as férias de verão, Bill Gates, fundador da Microsoft, voltou a partilhar as suas recomendações de leitura. São cinco livros de ficção e não ficção, que, cada um à sua maneira, provocaram algum impacto na forma como se olha para alguns temas da atualidade.
The Power, by Naomi Alderman.
Este livro foi, revela Gates, uma sugestão de leitura da filha mais velha. Trata-se de um romance baseado numa ideia simples para abordar o papel da igualdade de género: “e se todas as mulheres do mundo ganhassem o poder de produzir choques elétricos mortais com o corpo?”. Segundo Bill Gates, “The Power” ajudou-o a ter um sentido mais apurado das injustiças e abusos que as mulheres sofrem e, simultaneamente, aumentar o seu apreço pelas pessoas e entidades que trabalham com estas questões.
Why We’re Polarized, by Ezra Klein.
Neste livro, o tema central é a política norte-americana. Klein fala da polarização da sociedade, do instinto humano para deixar que as identidades de grupo guiem as nossas decisões. No fundo, é também um livro sobre a psicologia humana.
The Lincoln Highway, by Amor Towles.
Este romance remonta a 1954 e fala do percurso de vida de dois irmãos que vão do Nebraska até à Califórnia (EUA) para encontrar a mãe. Uma viagem que sai do inicialmente traçado devido a alguns incidentes que se atravessam no caminho. Com esta analogia, Towles remete para o facto das nossas viagens pessoais nunca serem tão lineares, ou previsíveis, como esperávamos.
The Ministry for the Future, by Kim Stanley Robinson.
Aconselhado por vários amigos, Gates acabou por ler este romance e, afirma, em boa hora o fez. Aborda muitas das questões sobre as quais ele próprio já tinha escrito, nomeadamente, as relativas a alterações climáticas. Robinson apresenta uma história estimulante e envolvente abrangendo décadas e continentes, repleta de ideias e pessoas fascinantes, assegura Gates.
How the World Really Works, by Vaclav Smil.
Ao contrário da maioria dos livros de Vaclav, que se leem como manuais escolares e são super profundos sobre um tema, este é escrito para um público geral e dá uma visão ampla das suas muitas áreas de experiência. Se quer uma educação breve, mas completa, sobre algumas forças fundamentais que moldam a vida humana, este é o livro, assegura Gates.