Leading People Conference analisou os desafios da gestão de pessoas

A constatação de que os recursos humanos vivem tempos de mudança foi dominante na primeira edição da Leading People-International RH Conference.

A primeira edição da conferência internacional Leading People reuniu em Carcavelos, nas instalações da Nova SBE, centenas de pessoas, entre oradores e participantes, para debater o tema da gestão de pessoas.

O evento (uma organização da Tema Central, em parceria com os Global Shapers do Fórum Económico Mundial e a Câmara Municipal de Cascais) realizou-se na segunda-feira, ao longo do dia, e trouxe para a ordem do dia as mudanças que o universo dos recursos humanos têm enfrentado nos últimos anos, através da partilha de experiências e de conhecimento dos oradores convidados.

E foram vários os nomes de peso que deram o seu contributo para a discussão, para avaliar o cenário atual deste setor e perspetivar as tendências que se aproximam.

O presidente da European Association of People Managemen (EAPM), o holandês Lucas Van Wees, foi um desses nomes e abordou o tema das perspetivas europeias em RH e em inovação. Incindiu a sua apresentação no facto dos recursos humanos não escaparem ao impacto da globalização, da evolução tecnológica e de tantos outros fatores que acabam por interferir na forma como esta atividade profissional se desenvolve. Salientou a importância da adaptação à nova realidade, porque só desta forma se consegue “sobreviver” nesta atividade, sobretudo, considerando o impacto causado pelos avanços tecnológicos em curso e as transformações que causam no ambiente laboral.

Já a intervenção de Herro Mustafa, diplomata norte-americana atualmente ao serviço da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, foi um momento de partilha da sua inspiradora experiência de vida e das lições que esta norte-americana, nascida no Iraque, reuniu ao longo do seu percurso pessoal e profissional.

No painel da manhã, estiveram ainda em discussão os temas “Trust: The path of Human Leadership”, a cargo de André Ribeiro Pires, administrador da Multipessoal, “AR3 W3 HUMAN5 0R R0B0T5, apresentado por Pedro Teixeira, People Engineer Lemon Works, a par dos desafios de três minutos, um deles participado por Paula Oliveira, Senior Partner SDO Consulting, e Pedro Ramos, DRH da TAP, e o outro por Luís Urmal, CEO da SAP, e Catarina Silva, DRH da Capgemini.

Na sua apresentação, um dos aspetos referidos pelo  responsável da Lemon Works como importante na liderança foi a empatia com os colaboradores, enquanto, por exemplo, André Ribeiro, da Multipessoal, destacou o peso que a confiança desempenha na liderança de pessoas.

A presidente da World Federation of People Management (WFPM), Leila Nascimento foi a primeira oradora internacional da tarde e coube-lhe a si traçar o cenário das tendências internacionais em RH, enquanto Robin Teigland, professor na Chalmers University of Technology, em Gotemburgo, questionou se “o mundo globalizado pode ser ou não ecologicamente sustentável”.

The Best Public Leaders 2019  a votos
O evento serviu também para eleger os finalistas da iniciativa The Best Public Leaders 2019. Ou seja, este ano, a par do já habitual estudo Best Team Leaders, a organização propôs-se distinguir figuras públicas, de reconhecido mérito no domínio da liderança, portugueseas ou que exerçam a sua atividade no mercado nacional. A votação dos nomeados partiu de uma lista de 10 personalidades, em nove áreas de atividade, e esteve a cargo dos presentes na conferência a quem coube escolhera, através de uma aplicação própria, as três figuras que mais se destacaram em cada área.

Os finalistas deste processo de votação irão agora estar em avaliação/votação até dia 30 de novembro. Os líderes vencedores em cada uma das categorias serão divulgados no dia 12 de dezembro, numa cerimónia programada para o Casino do Estoril.

Comentários

Artigos Relacionados