Google pagou mais em multas do que em impostos em 2018

Em 2018, a Google pagou mais 700 milhões de euros em multas do que em impostos.

O “Move Fast and Break Things” foi, durante muitos anos, o lema das empresas de Silicon Valley. Contudo, o mote que promove a velocidade em detrimento do cumprimento das leis parece ter os dias contados – pelo menos nos países abrangidos pela União Europeia.

Nos últimos anos, a Comissão Europeia levou algumas empresas norte-americanas a tribunal devido ao “excesso de velocidade” com que conduziam as suas operações – evasão fiscal e tentativas de monopolização do mercado são apenas duas das queixas do órgão europeu. Depois do caso da Microsoft, que se arrastou durante anos, e do processo de 13 mil milhões de euros que a Apple enfrentou, a Google parece ter-se tornado o alvo da Comissão Europeia.

Numa altura em que se fala da importância de um “imposto Google” e dos quase 20 mil milhões de euros que foram desviados pela gigante tecnológica para uma conta offshore nas Bermudas, chegam, ao mesmo tempo, os resultados financeiros da Alphabet – empresa mãe do conhecido motor de busca.

Depois de, em 2017, ter sido multada em 2,4 mil milhões de euros por tentativa de monopolização do mercado, a Google recebeu mais uma carta assinada pela União Europeia na sua sede, em Silicon Valley, durante o verão do ano passado. Desta vez, apesar de a multa ser superior – de 4,3 mil milhões de euros -, a razão era, mais uma vez, a tentativa de dominar o mercado do Android, o seu sistema operativo dedicado a smartphones.

Ainda que este número esteja distante de atingir os recorrentes 25 mil milhões de euros que a empresa gera em receitas todos os trimestres, o relatório anual da Alphabet – lançado na semana passada – mostrou o quão significativa foi esta multa.

Enquanto que a tecnológica pagou 4,3 mil milhões de euros em multas durante 2018, o valor destinado a impostos foi de perto de 3,6 mil milhões de euros. Note-se, ainda, que o valor alocado para os impostos aumentou perto de 100 milhões de euros entre 2017 e 2018.

Mesmo com uma multa desta dimensão, no ano passado, a Google obteve lucros de perto de 26,7 mil milhões de euros e as receitas atingiram cerca de 120 mil milhões de euros.

Comentários

Artigos Relacionados