Lagos quer apoiar empresas e intuições com ajuda da Fábrica do Empreendedor
Apoiar as empresas, instituições e particulares nas áreas do emprego e formação e ajudar na criação de negócios e na promoção de competências empreendedoras são alguns dos objetivos desta iniciativa que prevê ainda a criação de um novo projeto de incubações de negócios locais, o StartLab.
Lagos já tem uma Fábrica do Empreendedor, um projeto que nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal e a SEA Agência de Empreendedores Sociais, anunciou a autarquia.
A Fábrica do Empreendedor de Lagos é um projeto cofinanciado pelo CRESCAlgarve2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em que a SEA – Agência de Empreendedores Sociais é o promotor e a autarquia lacobrigense o investidor social.
Entre os objetivos desta infraestrutura estão o apoio gratuito a empreendedores, empresas, instituições e particulares nas áreas do emprego e formação/qualificação, a criação de negócios, a promoção de competências empreendedoras e a dinamização de projetos de intervenção comunitária e animação territorial.
A funcionar no edifício do Centro Cultural de Lagos (Rua Lançarote de Freitas), “empresas, empreendedores e instituições locais podem usufruir de diversos serviços, nomeadamente nos seus processos de recrutamento e seleção, no suporte a candidaturas a medidas de apoio à contratação, nos processos de formação ou na expansão dos seus negócios”, explica a Câmara de Lagos no seu site oficial.
Em breve, esta parceria estabelecida entre a autarquia e a SEA permitirá também instalar no concelho o StartLab, um novo projeto de incubação de negócios locais.
Estas iniciativas vêm juntar-se a outras já implementadas pelo município, como o Espaço Empresa a funcionar nas instalações da Câmara Municipal, a adesão à rede de desenvolvimento regional InvestAlgarve, o Algarve Revit + e Algarve Systems and Technology Partnership (Algarve STP), o envolvimento no SusTowns e a promoção do empreendedorismo nas escolas, estes dois últimos projetos desenvolvidos em colaboração com a Universidade do Algarve.